Vice-presidente fala com partidos e igrejas sobre desenvolvimento social

Vice-presidente fala com partidos e igrejas sobre desenvolvimento social

Atualizado: Quinta-feira, 21 Outubro de 2010 as 3:09

O vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, recebeu nesta quarta-feira, em audiências separadas, representantes de partidos políticos com assento parlamentar e de igrejas para abordar questões ligadas ao desenvolvimento socioeconômico da província do Uíge.

As entidades da vida política e social congratularam-se pelo facto de terem privado com o vice-presidente, felicitando a abertura que, para eles, demonstra a vontade de promover uma governação cada vez mais participada.

O representante da Igreja Metodista Unida, reverendo Ernesto José, disse ter apontado como preocupações essenciais o abastecimento de água e energia eléctrica e as necessidade de assistência e reintegração de compatriotas expulsos da República Democrática do Congo.

Disse ter ainda pedido apoio em transportes para melhorar as acções de acompanhamento e assistência às comunidades.

A secretária para os assuntos políticos, económicos e eleitorais do MPLA no Uíge, Rosa Pedro Garcia, afirmou que a par do abastecimento de água e energia, solicitou-se intervenções urgentes na reabilitação de vias na cidade e dos troços que ligam o Negage às localidades de Quibele e Maquela de Zombo.

O primeiro secretário da Unita no Uíge, André Pinto, enalteceu o facto de ter privado com uma alta entidade do Estado, sem contudo pormenorizar as questões abordadas.

João Vitoriano, do Partido de Renovação Social (PRS) e Afonso Luvambo, da FNLA, manifestaram-se satisfeitos por terem recebido garantias de que os programas do Executivo para os próximos anos poderão contribuir significativamente para a melhoria das condições de vida da população da província do Uíge.

O representante da FNLA congratulou-se pela melhoria das condições gerais dos cidadãos nos últimos oitos anos de paz.

José Sumbo, da Nova Democracia, considera louvável o facto de o Executivo auscultar as outras forças políticas.  

Realça que apoia a implementação dos vários programas do Executivo nos domínios do abastecimento de energia e água.

O vice-presidente privou ainda com um representante da Igreja Evangélica Reformada que não prestou declarações à imprensa.

veja também