Victor Stenger afirma que a ciência seria capaz de comprovar ou refutar a existência de Deus

Físico diz que experimentos podem provar existência de Deus

Atualizado: Sexta-feira, 23 Março de 2012 as 12:52

Professor de física da Universidade do Havaí e professor de filosofia da Universidade do Colorado, Victor Stenger, afirma que experimentos seriam capazes de provar  ou refutar a existência de Deus.

De acordo com o físico, mesmo com essa noção de que “religião não se discute” sendo muito usada em seu meio, ele acredita que Deus seja uma questão científica de extrema importância e, logo, deveria ser mais investigada. Afinal, as perguntas fundamentais da humanidade são “de onde viemos”, “o que somos” e “para onde vamos” – e, em todas elas, uma entidade divina teria um papel fundamental. 

Segundo a Revista Galileu, o físico enumera experimentos que, em sua opinião, já deveriam ter provado Deus como o conhecemos. Como várias religiões apostam no poder da oração para pedir por intervenções divinas, cientistas tentaram provar a sua eficácia – e teriam descoberto que a taxa de sucesso da oração é a mesma do efeito placebo. “Ou seja, esse poder está em sua mente”, afirma Stenger. 

O cientista não descarta a ideia de um ser que poderia ter criado o Universo “por diversão” e depois ter nos abandonado. Ou então de uma divindade que prefere se manter escondida. “Mas qual é o sentido de adorar uma criatura destas?”, argumenta.
l

veja também