Você está disposto a crer?

Você está disposto a crer?

Atualizado: Segunda-feira, 29 Julho de 2013 as 11:32

fé - oraçãoA fé exige sempre uma resposta. Por isso que se diz que fé sem obras é morta. Fé que não gera ação, não existe. Um dos textos mais importantes sobre o tema se encontra em Hebreus 11, é uma coleção de histórias de pessoas que por sua fé em Deus, agiram.
 
Este é o dilema. Muitas vezes afirmamos que não conseguimos crer, ou por causa dos argumentos que nos apresentam, ou por causa de desmotivação emocional, como se algo nos prendesse, ou por causa de traumas que vivemos e que nos impedem de acreditar no amor como ele se apresenta em Jesus.
 
Se crermos, teremos de viver de acordo com nossa fé. Crer em Deus exige entrega da vida a Ele. Se Ele é Dono de tudo o que há, nada mais me pertence, o Universo não deve conspirar para a realização dos meus desejos e eu não posso dispor de tudo o que existe como bem entender. Crer em Deus exige abandonar a síndrome de “centro do Universo”.
 
Se crermos que Deus é Amor e que seu amor tem como alvo a nossa vida, precisamos reagir amando a vida, a nós mesmos, às pessoas. Amar a si mesmo, aliás, é a primeira e mais importante maneira de sentir o amor de Deus. Se cremos no amor de Deus, então as razões para o desamor acabam. Teremos de abrir mão de nossa autocomiseração, teremos de abrir mão de nossos desejos de vingança, teremos de libertar de nossa amargura as pessoas que nos traumatizaram, não poderemos usar como desculpa os males que sofremos, precisaremos assumir nossas vidas com responsabilidade, sem desculpas, pois a despeito da gravidade do que nos tenha acontecido, Deus permanece amando.
 
A questão não é se conseguimos ou não crer, mas se estamos dispostos a reagir adequadamente à Fé em Deus, pois precisaremos abandonar as doenças com as quais nos acostumamos e que usamos como muleta.
 
 
- Alexandre Robles
 

veja também