"Você pode amar os muçulmanos mesmo que eles tentem matar você", diz ex-muçulmano aos cristãos

Aos 22 anos, Nabeel decidiu entregar sua vida a Jesus Cristo, em 2005. Segundo o escritor o extremismo islâmico se revelou com mais força em sua vida após tal decisão.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: quinta-feira, 31 de março de 2016 às 14:52
Qureshi foi criado como um muçulmano devoto nos EUA. (Foto: The Christian Post/Leonardo Blair)
Qureshi foi criado como um muçulmano devoto nos EUA. (Foto: The Christian Post/Leonardo Blair)

O mundo acordou novamente com outro ataque mortal do radical Estado Islâmico no Iraque na última terça-feira (22) e lamentou. Em três atentados coordenados na Bélgica reivindicado pelo grupo militante islâmico, dois no aeroporto de Bruxelas, em Zaventem, e um na estação de metrô Maalbeek em Bruxelas, 35 pessoas foram mortas e pelo menos 270 ficaram feridas.

Os ataques rapidamente provocaram uma nova rodada de debates sobre o Islã e como tratar seus adeptos. O presidencial republicano Donald Trump, que no ano passado pediu uma proibição temporária de muçulmanos após os ataques terroristas semelhantes em Paris, onde 130 pessoas foram mortas, avisou que Bruxelas era "amendoim" comparado com o que poderia acontecer em os EUA.

Mas qual é a melhor maneira de responder ao Islã radical sobre sua propagação? Um dia antes, em uma mesa no The Muse Hotel no centro de Nova York, o autor de best-seller Nabeel Qureshi, ex-muçulmano que se converteu ao cristianismo, discutia uma resposta onde ele detalha em seu novo livro lançado no início deste mês, intitulado “Respondendo o Jihad: Um meio melhor”. E uma parte de sua mensagem inclui conselhos aos cristãos que eles ainda podem amar os muçulmanos, mesmo que alguns adeptos do Islã estão tentando matar todos eles.

Ele decidiu escrever o livro para ajudar o ganho médio americano sobre alguma introspecção em ambos Islã e os muçulmanos a fim de facilitar uma melhor comunicação e compreensão de ambas as disciplinas. “Agora não há necessidade de clareza", ele disse.

"É para a pessoa média. É a pessoa que ouviu sobre o Islã na mídia, que ouviu sobre estas batalhas acontecendo entre os políticos mais conservadores dizendo que devemos manter todos os muçulmanos para fora do país até que descobrir alguma coisa contra aqueles que dizem que isso não tem nada a ver com o Islã. Estamos ouvindo tudo isso. há um monte de confusão, há um monte de polaridade e não há muita clareza. Ninguém está realmente trazendo à tona as complexidades aqui", disse Qureshi, que é uma voz global.

"As pessoas estão tão confusas agora e há tão pouca conversa construtiva acontecendo que, mesmo apenas dizendo 'olha, procure ver as pessoas como pessoas e compreender a religião delas', isso não parece ser um passo básico. Seria necessário um esforço hercúleo para realizar, porque há tanta divisão e ninguém está falando sobre isso", disse Qureshi.

"Especialistas em política, a fim de fazer a coisa certa, a fim de ir na direção certa, eles têm de saber qual é o problema. Eles não sabem qual é o problema, porque eles não estão olhando para o quadro inteiro", explicou.

Qureshi foi criado como um muçulmano devoto nos EUA e cresceu estudando apologética islâmica com sua família e cristãos envolventes em discussões religiosas. Ele tornou-se um apóstata depois de ser desiludido da noção de que o Islã é uma religião de paz.

"Depois de anos de investigação, eu tive que enfrentar a realidade. Há uma grande quantidade de violência no Islã, mesmo nos próprios fundamentos da fé, e isso não é tudo na defensiva. Muito pelo contrário, se as tradições sobre o profeta do Islã são de qualquer forma confiável, então o Islã glorifica a jihad violenta, sem dúvida, mais do que qualquer outra ação um muçulmano pode tomar ", ele escreve em seu livro.

"Esta conclusão levou-me a um garfo de três pontas na estrada. Ou eu poderia tornar-me um apóstata e deixar o Islã, crescer apático e ignorar o profeta, ou tornar-me 'radicalizado' e obedecer. A alternativa de simplesmente ignorar os ensinamentos de Maomé e continuando como um muçulmano devoto não era uma opção em minha mente, nem é para a maioria dos muçulmanos, já que para ser muçulmano tem que se submeter a Deus e seguir Muhammad. Apostasia, apatia, ou a radicalização. Essas eram minhas escolhas", escreveu ele.

E este fundo é algo que os muçulmanos, mesmo moderados e apologistas que tendem a argumentar que o Islã é uma religião de paz não reconhecem, explicou.

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