Você sempre pode contar com a ajuda do Espírito Santo para compreender a mensagem essencial da Bíblia

Entendendo a Bíblia com a ajuda do Espírito Santo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:08

 

bíblia
 
Leitura Bíblica: Atos 8.26-35
 
Quando o Espírito da verdade vier, ele os guiará a toda a verdade (Jo 16.13a).
 
As disciplinas acadêmicas têm sua linguagem específica, que vamos aprendendo a decifrar de acordo com nossas necessidades – e como é complicado quando não estamos familiarizados com tal linguagem! Quando cursei jornalismo, tive de ler (e reler, e reler, e reler) textos com termos complicados – tive até de comprar um dicionário para consultar quando surgiam palavras desconhecidas. Em algumas aulas, eu tinha a impressão de que o professor estava falando uma língua estranha. Alguns textos, admito, li para cumprir a tarefa proposta, mas não posso dizer que entendi claramente o que estava escrito neles...
 
No texto de hoje, vimos a história de um homem que estava lendo uma parte da Palavra de Deus sem compreender o que ela dizia. O Espírito Santo usou um dos discípulos de Cristo, Filipe, para se aproximar daquele homem e oferecer ajuda na compreensão do texto em questão, do profeta Isaías. Filipe, então, explicou o que Deus queria dizer com aquelas palavras aparentemente incompreensíveis. Ele contou que Jesus, o Filho de Deus, tornou?se homem e foi enviado ao mundo para morrer em nosso lugar, possibilitando que tivéssemos acesso ao perdão divino, um novo relacionamento com o Pai e vida eterna com ele.
 
Assim como para aquele homem, a Palavra de Deus ainda é incompreensível para muitas pessoas. Precisamos de ajuda para entender o que Deus quer nos dizer. Nem sempre ele envia um de seus filhos para explicá?la. O Espírito Santo é quem nos guia à verdade, como diz o versículo em destaque. Por meio de sua ajuda, o que era difícil de entender torna?se claro. É verdade que há textos bíblicos que talvez nunca entenderemos, mas isso acontece porque nossa mente é muito limitada. Você sempre pode contar com a ajuda do Espírito Santo para compreender a mensagem essencial da Bíblia, que transforma vidas – assim como aconteceu com aquele etíope! – VWR
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições