Voluntários da IURD se unem para ajudar vítimas das chuvas no nordeste

Voluntários da IURD se unem para ajudar vítimas das chuvas no nordeste

Atualizado: Quarta-feira, 7 Julho de 2010 as 11:40

As fortes chuvas que atingiram recentemente os estados de Pernambuco e Alagoas deixaram estragos e mortes em muitas cidades.

Em Pernambuco, a Defesa Civil contabilizou pelo menos 67 municípios afetados pelas chuvas, sendo 12 em estado de calamidade pública e 27 em emergência. O número de desabrigados é de 26.966 e o de desalojados a 55.643. Segundo uma avaliação de danos das coordenadorias municipais, pelo menos 14.136 casas e 142 pontes foram destruídas. O número de mortes chega a 20, e 80 mil pessoas estão fora de casa, sendo que mais de 26 mil delas estão em abrigos públicos. Na lista das cidades mais atingidas estão Palmares e Barreiros, que foram praticamente destruídas.

Em Barreiros, município há 110 quilômetros da capital, Recife, o comerciante Valdemar Silva, de 59 anos, tenta relatar o tamanho do sofrimento. "Cheguei à cidade com 1 ano de idade. Em toda a minha vida nunca vi nada parecido. Perdi tudo, minha casa, meu comércio e meus móveis, foi uma coisa horrível, só Deus para nos ajudar agora", diz emocionado.

Mas a solidariedade dos voluntários da Igreja Universal do Reino de Deus chegou até ele. Segundo o pastor José da Guia, coordenador do A Gente da Comunidade em Pernambuco, mais de 47 toneladas de donativos já foram distribuídas para as cidades atingidas, entre alimentos, água, colchões e roupas. Além disso, foram entregues materiais de limpeza e higiene. Os voluntários são formados por membros, obreiros e simpatizantes da Igreja, que desempenham ações sociais por meio de projetos como A Gente da Comunidade e Força Jovem Pernambuco.

As doações chegam de vários estados - Santa Catarina, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais - somando mais de 30 toneladas. "As pessoas estão precisando de ajuda, e nessa hora todos devem se voltar para esse momento muito doloroso. É lamentável a situação, mas é de suma importância que toda a sociedade se mobilize para ajudar", disse o pastor José.

Se você se encontra em Pernambuco e deseja contribuir com as vítimas das chuvas, leve seu donativo até a IURD mais próxima de sua casa ou à Catedral de Recife, à Avenida Cruz Cabugá, 141, bairro de Santo Amaro.

Postado por: Felipe Pinheiro

veja também