20% dos adultos no mundo deixou fé de sua infância: ‘Pais estão falhando em discipular’

Uma pesquisa recente da Pew Research revelou que um em cada cinco adultos no mundo abandonou a fé que foram criados quando criança.

Fonte: Guiame, com informações de Answers in GenesisAtualizado: quinta-feira, 10 de abril de 2025 às 20:14
Imagem ilustrativa. (Foto: Unsplash/Giovanny Gómez Pérez).
Imagem ilustrativa. (Foto: Unsplash/Giovanny Gómez Pérez).

Uma pesquisa recente da Pew Research revelou que um em cada cinco adultos no mundo abandonou a fé que foram criados na infância.

O estudo, que entrevistou 80.000 adultos de 36 países, descobriu que o cristianismo e o budismo foram as religiões que sofreram as maiores perdas de fieis. 

Cerca de 20% das pessoas não seguem mais a crença que foram ensinados quando crianças. Muitos desses adultos foram criados como cristãos, mas hoje se identificam como ateus, agnósticos ou sem religião.

A maior parte dessa "mudança religiosa" entre os adultos está acontecendo na América do Norte, Europa, Leste Asiático (especificamente Coreia do Sul) e América do Sul, causada pelo aumento da secularização nas últimas décadas.

"A maior parte da mudança é desfiliação: pessoas deixando a religião de sua infância e não se identificando mais com nenhuma religião”, afirmaram os pesquisadores.

“Por exemplo, 50% dos adultos na Coreia do Sul, 36% na Holanda, 28% nos Estados Unidos e 21% no Brasil não se identificam mais com a religião de sua infância”.

A maior parte dos que deixaram a fé costumam ser jovens adultos homens. “Na Colômbia, por exemplo, 26% dos jovens de 18 a 34 anos dizem que foram criados como cristãos, mas não se identificam mais com nenhuma religião, em comparação com 9% dos colombianos com 50 anos ou mais”, afirmou o estudo.

“Esses padrões de idade podem ser sinais de secularização, indicando que países como Espanha, Canadá, Itália e EUA estão gradualmente se tornando menos religiosos”, avaliaram os pesquisadores.

Causas da perda da fé

Para o apologista cristão Ken Ham, o crescimento da desfiliação religiosa é causado pela falha dos pais cristãos em discipular seus filhos enquanto crescem e pela falha da Igreja em fortalecer as novas gerações através do ensino da Palavra de Deus.

O teólogo ressaltou que um legado espiritual se construiu com intencionalidade. “É preciso abrir a Palavra de Deus com seus filhos, discipulá-los e equipá-los com uma cosmovisão bíblica e com respostas para as questões de nossos dias”, afirmou ele, em seu blog no Answers in Genesis.

E observou: “Muitos pais confiaram a educação espiritual de seus filhos à igreja, mas muitas igrejas se tornaram cada vez mais superficiais, focadas no entretenimento em vez de priorizar o verdadeiro discipulado, o ensino da cosmovisão bíblica e a apologética. E o resultado são gerações de frequentadores da igreja que não sabem no que acreditam e são presas fáceis para o mundo secular”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições