Adesivos com a frase "Em Deus Nós Confiamos" poderão ser usados em carros de polícia dos EUA

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: sexta-feira, 8 de janeiro de 2016 às 14:40

O conselho da cidade de Lake Charles, no Estado de Luisiana (EUA) decidiu em votação unânime que irá colocar adesivos com a frase "In God We Trust" ("Em Deus nós confiamos") em 200 veículos, incluindo carros de patrulha da polícia, caminhões de bombeiros e veículos de obras públicas.

Autor da proposta, o vereador Rodney Geye disse à emissora local 'KPLC-TV', que ele acredita que os adesivos vão ajudar os civis a ter mais confiança na aplicação da lei na cidade.

"Eu acho que quando os cidadãos de Lake Charles avistarem essa frase em nossos veículos terão um sentimento de confiança em seus representantes eleitos", disse Geyen ao meio de comunicação local.

O conselho da cidade votou em novembro, para permitir que os adesivos temáticos Deus sejam colocados em veículos comunitários.

Várias outras cidades em Luisiana, incluindo as cidades de Sulphur e Vinton, já implementaram a campanha para colocar os adesivos em veículos de propriedade da cidade.

Outras cidades dos Estados Unidos também começaram a usar adesivos com a frase "In God We Trust" em seus veículos, mas isto gerou críticas por parte de alguns cidadãos locais que afirmam que os adesivos são uma violação da separação entre Igreja e Estado.

A cidade de Childress, no Texas, anunciou no início de 2015 que iria colocar os adesivos em seus carro de patrulha. O chefe de polícia, Adrian Garcia disse ao jornal 'Red River Sun', em Setembro de 2015, que ele decidiu permitir que os adesivos, após a tensão permanente entre civis e a polícia nos EUA

"Eu acho que com todos os ataques acontecendo contra oficiais em todo o país... é hora de voltar para onde nós já estivemos uma vez", disse Garcia ao meio de comunicação local.

A decisão de cidade de Childress em usar os adesivos também chamou a atenção da maior organização ateísta do país, a 'Freedom From Religion Foundation' (FFRF), que escreveu uma carta para a cidade e para Garcia, pedindo que os adesivos fossem removidos dos carros de polícia.

Apesar das queixas do grupo ateísta, o procurador geral do Texas, Ken Paxton emitiu um parecer, determinando que os adesivos não eram uma violação da Primeira Emenda.

"Exibir a frase 'Em Deus Nós Confiamos' em veículos da polícia é uma utilização passiva de um lema que tornou-se um marco na história da nossa nação e não vem a coagir a aprovação ou participação dos cidadãos", Paxton escreveu em seu parecer, emitido em novembro de 2015.

"A decisão de um departamento de polícia em exibir o lema nacional em seus veículos é coerente com a história. Assim, um tribunal pode concluir que a exibição do departamento de aplicação da lei de 'Em Deus Nós Confiamos' em seus veículos de patrulha é permitido sob o Estabelecimento da cláusula da Constituição dos Estados Unidos", acrescentou Paxton.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições