Aluno é expulso de sala de aula após afirmar que existem apenas dois gêneros

Uma discussão entre o professor e o aluno foi gravada em vídeo e está gerando forte repercussão nas redes sociais.

Fonte: Guiame, com informações da CBN NewsAtualizado: terça-feira, 18 de junho de 2019 às 14:44
O aluno foi expulso de sala de aula, após debater com o professor sobre questões de gênero. (Foto: Getty Immages)
O aluno foi expulso de sala de aula, após debater com o professor sobre questões de gênero. (Foto: Getty Immages)

Um aluno foi expulso de sala de aula após contestar a ideologia de gênero e afirmar que existem apenas dois gêneros (masculino e feminino). Boa parte da discussão foi gravada pelo aluno, após ter sido retirado de sala de aula, porém nenhum nome foi citado até o momento, bem como a localização da escola também permanece desconhecida.

Quando o aluno pergunta ao professor por que foi expulso da sala de aula, o professor alega que a opinião do estudante foi preconceituosa.

"Esta é uma escola inclusiva e você não está sendo inclusivo", disse o professor no vídeo. "Eu sei o que as autoridades pensam e seu ponto de vista. É muito claro que não fazemos nenhuma discriminação nesses temas. Sinto muito que você escolha fazer disso um problema, sendo contrário à política [da escola]".

"Eu acho que não faz sentido dizer que há mais de dois sexos", respondeu o estudante. "Não tem base científica, nunca teve. Afirmei algo em que acredito e você me expulsou da sala de aula. Eu não estava fazendo discriminação. Eu estava simplesmente dizendo que há dois gêneros, masculino e feminino. Qualquer outra coisa é uma identificação pessoal".

O professor, em seguida, disparou de volta dizendo ao aluno para "manter essa opinião em sua própria casa e não nesta escola".

"Estou afirmando qual é a política de autoridade escolar nacional", afirmou o professor.

"Esta é uma escola inclusiva. Eu posso me denominar como tendo mais de um gênero neste país. Essa é a minha opinião e essa é uma opinião que é aceitável na escola. Receio que a sua, que o que você está dizendo não existe. Tal coisa como qualquer pessoa tem que ser homem ou mulher não é inclusiva. Você está escolhendo fazer disso um problema", acrescentou o professor. "Você está fazendo escolhas ruins".

O aluno então pergunta se ele pode ir para a área de pesquisa para retomar seu trabalho de classe, mas recebe a ordem do professor que terá de ficar na sala da coordenação, para onde havia sido levado.

"Obrigado por desperdiçar meu tempo", disse o estudante enquanto o professor sai pela porta da sala.

O vídeo termina com o professor parando no meio do caminho, virando-se e dizendo ao aluno: "Eu não posso dizer quanto do meu tempo você desperdiçou".

O diálogo se dá em inglês, porém no vídeo é possível ativar legendas. Confira abaixo:

Nota

Ainda não se sabe onde o vídeo foi gravado. O professor tem um sotaque escocês, mas o aluno parece americano.

Supõe-se que a escola esteja na Escócia, pelo fato de o professor se referir à "política nacional de autoridade escolar" em seus argumentos. Tal medida foi aprovada em 8 de maio de 2019, quando o governo escocês publicou a carta “educação inclusiva LGBT: orientação às autoridades educacionais maio de 2019”.

A carta diz: "Em 8 de novembro de 2018, os Ministros Escoceses aceitaram na íntegra as recomendações do Grupo de Trabalho de Educação Inclusiva LGBTI. As 33 recomendações abrangem a aprendizagem profissional de professores, prática e orientação, inspeções escolares e anti-bullying".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições