Anel de Fogo: Primeiro eclipse de 2020 seria o mesmo que houve na batalha de Josué

Conhecido como “Anel de Fogo”, o fenômeno acontece quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham, fazendo com que a luz do Sol seja bloqueada.

Fonte: Guiame, com informações do Independent e Breaking Israel NewsAtualizado: terça-feira, 16 de junho de 2020 às 17:05
Eclipse solar anular registrado em 26 de dezembro de 2019, na Malásia. (Foto: Getty Images/iStockphoto)
Eclipse solar anular registrado em 26 de dezembro de 2019, na Malásia. (Foto: Getty Images/iStockphoto)

O primeiro eclipse de 2020 será um raro eclipse anular, também conhecido como “Anel de Fogo”. O fenômeno acontece quando o Sol, a Lua e a Terra se alinham, fazendo com que a luz do Sol seja bloqueada e apareça apenas nas bordas da Lua.

O eclipse será visível no próximo domingo (21) apenas na África Central, Península Arábica, Índia, China e Pacífico. Na Europa e norte da Austrália, as pessoas terão apenas uma visão parcial do fenômeno.

Para quem estiver em outros países, uma transmissão ao vivo do eclipse será transmitida pelo site timeanddate.com.

Segundo estudiosos, esse tipo de eclipse foi responsável por parar o Sol durante uma batalha descrita no livro bíblico de Josué, mais de 3 mil anos atrás.

Em um artigo publicado na revista científica Astronomy and Geophysics, em 2017, pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, confirmaram uma teoria sugerida pela primeira vez pelos pesquisadores da Universidade Ben Gurion: houve um eclipse solar quando o sol sumiu na batalha de Josué.

Eles ainda conseguiram encontrar a data em que a batalha aconteceu: 30 de outubro de 1207 a.C., precisamente 3.227 anos atrás.

Em Josué 10:12-13, a Bíblia diz: “No dia em que o Senhor deu aos israelitas vitória sobre os amorreus, Josué orou ao Senhor diante do povo e disse: ‘Que o Sol pare sobre Gibeom, e a Lua, sobre o vale de Aijalom!’. O Sol parou e a Lua ficou onde estava, até que o povo tivesse derrotado seus inimigos. Acaso esse acontecimento não está registrado no Livro de Jasar? O Sol parou no meio do céu e não se pôs por cerca de um dia inteiro”.

Os pesquisadores observaram que outras histórias antigas relatam a paralisação do Sol, mas apenas o relato bíblico menciona a Lua. Isso os levou à conclusão de que o acontecimento se refere a um eclipse, no qual a Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando a luz solar.

Além disso, o estudo da Universidade Ben Gurion descreve o fenômeno do livro de Josué como um eclipse anular, especificando que a Lua se alinhou com o Sol.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições