Após incêndio, mulher encontra Bíblia que a evangelizou intacta

A Bíblia que foi usada para evangelizar a norueguesa Valentina Melentjeva foi o único pertence ileso ao incêndio.

Fonte: Guiame, com informações da Adventist ReviewAtualizado: quinta-feira, 24 de março de 2022 16:53
A Bíblia de Valentina Melentjeva ficou quase ilesa pelo incêndio em Kongsberg, Noruega. (Foto: Tor Tjeransen/Adventist Media Exchange)
A Bíblia de Valentina Melentjeva ficou quase ilesa pelo incêndio em Kongsberg, Noruega. (Foto: Tor Tjeransen/Adventist Media Exchange)

A Bíblia que a norueguesa Valentina Melentjeva ganhou de presente, enquanto buscava conhecer a Deus, ficou ilesa depois que um incêndio destruiu todos os seus pertences, em dezembro de 2021.

Quando o incêndio começou, pouco antes da meia-noite de 5 de dezembro, Valentina já estava dormindo. Ela morava no Fredheim Lifestyle Center, em Kongsberg, na Noruega, um centro de saúde e bem estar onde trabalhava. 

Sua casa era um apartamento de funcionários pertencente à instituição. No dia do incêndio, Valentina estava com o filho e a esposa dele, que faziam uma visita na época. Todos tiveram que deixar o apartamento às pressas.

Apesar do alívio por ter sobrevivido às chamas, Valentina estava triste por ter perdido todos os seus pertences — incluindo sua Bíblia.

Bíblia usada para seu evangelismo

Valentina cresceu em Klaipeda, a terceira maior cidade da Lituânia. Embora sua mãe se considerasse cristã, sua família nunca teve uma Bíblia, nunca falou sobre Jesus e nunca orou.

Aos 45 anos, Valentina estava enfrentando momentos difíceis em sua vida. Mas o que chamou sua atenção foi a forma como sua vizinha, chamada Ira, enfrentava suas dificuldades com tanta confiança. 

Um dia, Valentina perguntou a Ira sobre o segredo de sua felicidade. Ira a convidou para sua casa.

Quando Valentina foi à casa de Ira, a vizinha colocou uma Bíblia aberta em suas mãos — pela primeira vez em sua vida, Valentina segurava uma Bíblia. Foi aberto em Êxodo 20. “Por favor, leia”, disse Ira. Valentina começou a ler os mandamentos. 

No fim de semana seguinte, Valentina foi com Ira ao culto em Klaipeda. Ela ficou surpresa ao ver que a igreja se reunia no mesmo prédio da escola onde ela foi aluna por 10 anos, desde os 7 anos de idade. 

“Em todos esses 10 anos, aprendi a ler, escrever e matemática, mas nada sobre Deus”, disse Valentina. Mas agora o prédio da escola se tornou um centro da Adventista do Sétimo Dia, ensinando sobre a Palavra de Deus.

No segundo sábado na igreja, Valentina recebeu uma Bíblia novinha em folha, no idioma russo. Aquele livro se tornou seu bem mais precioso.


A Bíblia de Valentina Melentjeva ficou quase ilesa pelo incêndio em Kongsberg, Noruega. (Foto: Tor Tjeransen/Adventist Media Exchange)

Todas as semanas durante um ano, Valentina se encontrava com uma mulher da igreja para estudar a Bíblia e orar. Em 24 de abril de 2004, ela foi batizada.

Nova jornada

Alguns anos depois, Valentina se mudou para a Noruega, para aprender mais sobre Deus na Escola Bíblica Europeia em Skotselv.

Quando ela completou o curso na Escola Bíblica Europeia, a capa de sua Bíblia estava muito desgastada pelo uso intensivo. Ela então pediu a um artista que fizesse uma linda capa de couro para a sua Bíblia.

Por vários dias após o incêndio, a polícia e os bombeiros isolaram o local do incêndio, para investigar sua causa. Quando a proibição foi suspensa, Valentina e seu filho caminharam pelos escombros, esperando encontrar qualquer coisa que tivesse escapado das chamas.

Surpreendentemente, seu filho encontrou a Bíblia praticamente intacta. “É incrível o que o amor de Deus pode fazer para preservar a coisa mais importante”, declarou.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições