Gerson Pozo, um atleta espanhol de fé evangélica de 17 anos, foi proclamado campeão espanhol Sub 20.400 metros no dia 7 de março. Com o tempo de 47,20, tornou-se o segundo melhor atleta espanhol de todos os tempos nessa categoria.
“Há muito esforço por trás de cada treinamento, e o apoio do meu treinador, da minha equipe e da minha família. Estas marcas são muito importantes porque me colocam nos rankings europeu e mundial”, disse Pozo ao site de notícias espanhol Actualidad Evangélica.
Essa vitória “motiva-me a seguir em frente e tentar fazer marcas ainda melhores. É uma pressão também, porque agora as pessoas esperam mais de mim, mas isso é bom”.
Pozo lembrou que quando era pequeno gostava de jogar futebol, mas seu pai era corredor. Aos 6 anos participou das Olimpíadas regionais evangélicas de Madri, atividade esportiva organizada por igrejas locais da região. Desde então, percebeu que gostava muito de atletismo e passou a treinar, primeiro só para se divertir, e nos últimos 2 anos mais a sério.
Grandes objetivos
“Hoje treino cerca de 10 horas por semana. É difícil, mas gosto muito. Tenho grandes objetivos que, com a ajuda de Deus e do meu treinador, sei que posso alcançar”, pontua Pozo.
As próximas competições são os 400 metros no campeonato europeu de Sub-20 na Estônia em julho e o campeonato mundial no Quênia em agosto próximo. Será a primeira vez que participará individualmente em competições internacionais.
Gerson também planeja ir para os Estados Unidos no próximo ano, para iniciar seus estudos universitários no estado do Texas e continuar treinando, “o que é uma grande oportunidade de crescer como atleta”.
As Olimpíadas “estão muito difíceis agora, tenho apenas 18 anos, mas trabalho todos os anos para melhorar. Olimpíadas são o meu sonho, mas agora me concentro na minha categoria e no futuro veremos as portas que Deus abre”.
“O atletismo me ajuda a ser um filho melhor de Deus”
A fé é fundamental na vida do campeão espanhol. Quando ele participou da competição espanhola Sub-18 no ano passado, ele pediu permissão aos pais para fazer uma tatuagem. Ele mostra uma asa em cada tornozelo com as letras alfa e ômega em grego.
“Tem um significado especial para mim, é um lembrete de que tudo tem um começo e um fim. Não importa o quão difícil seja um momento em nossas vidas, Deus está sempre lá para nós. Ele nos prometeu que não nos dará nada que não possamos suportar e que com Ele ao nosso lado podemos ser fortes”, frisou Pozo.
A tatuagem também lhe dá “oportunidades de conversar com outras pessoas sobre o evangelho naturalmente, sem as conotações negativas que a religião tem hoje”.
Segundo Pozo, o atletismo o ajuda a “ser um filho melhor de Deus, porque me ensinou a ser forte, a ser constante. Você não pode esperar ser um grande atleta com apenas um ou dois treinos, e não pode esperar ter um bom relacionamento com Deus, se apenas ler a Bíblia e orar aos domingos”.
“Às vezes é difícil, mas tudo tem um propósito a longo prazo. Não estamos a sacrificar nada, Jesus sacrificou por nós, por isso, para honrá-lo e mostrar-lhe o nosso amor, temos de investir nele o nosso tempo”, concluiu.
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições