Ator denuncia prova com meme de Jesus e a frase: “Bandido bom, é bandido morto”

“Isso aqui é um sacrilégio”, diz o ator Mário Gomes, que registrou queixa por intolerância religiosa.

Fonte: Guiame, com informações do g1Atualizado: quinta-feira, 2 de junho de 2022 às 17:57
O ator registrou queixa por intolerância religiosa. (Foto: Mário Gomes/Instagram)
O ator registrou queixa por intolerância religiosa. (Foto: Mário Gomes/Instagram)

O ator Mário Gomes registrou uma queixa por “intolerância religiosa” na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi) do Rio de Janeiro, contra a escola de seu filho adolescente.

Na segunda-feira (30), o ator publicou um vídeo no Instagram mostrando a prova que seu filho fez na escola. A questão mostra um meme com a imagem de “Cristo Crucificado”, uma pintura do espanhol Diego Velázquez, e a frase: “Bandido bom, é bandido morto.”

Na delegacia, Gomes explicou que seu filho é católico e que a imagem ofende a fé cristã. “Isso aqui é um sacrilégio. ‘Bandido bom é bandido morto’, como se Jesus Cristo fosse algum bandido. Alguém que pregou a paz, que pregou a compreensão, o entendimento entre a pessoas”, disse.

Ele continuou: “A gente está aqui na frente do inspetor, muito atencioso e solidário, e compreendeu completamente a nossa posição, que é uma agressividade contra uma criança e meu filho é católico e temente a Deus”.

Na legenda, o ator disse que tem se “segurado para não interferir na política de ensino” do Colégio de Aplicação da UFRJ, também conhecido como CAp UFRJ, que é uma escola pública federal mantida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde seu filho estuda.

“Agora não foi uma gota, mas um balde d'água. Não conseguimos suportar esse enorme desrespeito. Sabemos onde querem chegar. Basta!”, declarou.

O que diz a prova?

A questão propõe: “Este é um meme criado a partir da obra ‘Cristo Crucificado’, do pintor espanhol Diego Velásquez. Considerando o meme, identifique pelo menos um dos três tipos puros de dominação conceitualizados por Weber. Justifique-se, sempre em termos weberianos”.

Mas Weber foi um jurista e economista alemão, considerado um dos fundadores da Sociologia. 

Em sua teoria, Weber faz uma diferença entre poder e domínio — enquanto o poder representa a vontade de um indivíduo mesmo contra a resistência de outros, a dominação gera “obediência, interesse, crença e regularidade” em um determinado grupo de pessoas.

A prova pedia para que o meme fosse analisado de acordo com a ótica de Weber e seus três tipos de dominação:

- Dominação Tradicional: Um tipo de autoridade onde os direitos tradicionais do indivíduo ou grupo dominante são aceitos por indivíduos subordinados, podendo ser em “formas religiosas”, culturais, estruturais ou familiares.

- Dominação Carismática: Baseada na devoção à excepcional santidade, heroísmo ou caráter exemplar de uma pessoa individual.

- Dominação Legal: Uma autoridade que se baseia nos sistemas de convenções, leis e regulamentos para exercer domínio.

Segundo a Polícia Civil, todos os envolvidos serão ouvidos e que a investigação está em andamento.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições