Autor israelense prevê que IA em breve 'escreverá uma nova Bíblia'

Afirmação de Yuval Harari foi feita durante conversa com um jornalista em Portugal, sobre IA e “o futuro da humanidade”.

Fonte: Guiame, com informações do The Christian PostAtualizado: quinta-feira, 15 de junho de 2023 às 14:33
Yuval Harari explica que a IA tem o potencial de criar ideias totalmente novas. (Foto: Unsplash/Maximalfocus)
Yuval Harari explica que a IA tem o potencial de criar ideias totalmente novas. (Foto: Unsplash/Maximalfocus)

Yuval Noah Harari, escritor e professor israelense, acredita que a IA não está apenas prestes a criar um novo texto religioso, mas que Harari afirma que pode realmente ser verdade.

Conselheiro do renomado Fórum Econômico Mundial, Harari fez a afirmação impressionante durante uma conversa com o jornalista Pedro Pinto, em Lisboa, Portugal, sobre IA e “o futuro da humanidade”.

Harari comparou o aumento do poder dos computadores com IA com outras invenções que alteram a história, como a máquina de imprensa pelo alemão Johann Gutenberg. No entanto, ao contrário da invenção, que possibilitou publicar a Bíblia, Harari explica que a IA tem o potencial de criar ideias totalmente novas, distintas do desenvolvimento humano anterior.

“A imprensa imprimiu tantas cópias da Bíblia quanto Gutenberg as instruiu, mas não criou uma única página nova”, disse ele. “Não tinha ideias próprias sobre a Bíblia. É bom, é ruim, como interpretar isso, como interpretar aquilo”.

“A IA pode criar novas ideias. [Ela] pode até mesmo escrever uma nova Bíblia”, diz o futurista israelense.

Inspiração divina

Ainda de acordo com Harari, apesar das reivindicações de inspiração divina que têm permeado não apenas o cristianismo, mas todas as religiões ao longo de milênios, ele afirma que a IA tem o potencial de realizar o "sonho" religioso de um livro escrito por uma "inteligência sobre-humana".

“Ao longo da história, as religiões sonharam em ter um livro escrito por uma inteligência sobre-humana, por uma entidade não humana”, disse ele. “Toda religião reivindica … todos os outros livros das outras religiões, eles, humanos, os escreveram.”

“'Mas nosso livro, não, não, não, não, veio de alguma inteligência sobre-humana.”

Harari sugeriu que, apesar das três religiões abraâmicas do mundo terem mais de 3,8 bilhões de seguidores, a IA pode finalmente oferecer o que ele afirma ser uma religião “correta” para as massas.

‘Deus digital’

Em uma entrevista em 2018 no Google, Harari tentou explicar como um rabino judeu pode rejeitar as crenças cristãs – incluindo a ressurreição de Cristo – como “notícias falsas” ao promover sua própria fé.

Embora os comentários de Harari sobre a possibilidade da IA criar uma nova Bíblia possam causar desconforto entre os cristãos, ele não é o primeiro a sugerir que a IA possa dar origem a um novo tipo de religião.

Em uma entrevista realizada em abril com Tucker Carlson, o bilionário magnata da tecnologia Elon Musk revelou que Larry Page, cofundador do Google, compartilhou com ele sua esperança de construir uma superinteligência de IA, que Musk descreveu como um "deus digital".

Segundo Musk, de 51 anos, essa conversa ocorreu enquanto esteve hospedado na casa de Larry Page em Palo Alto, Califórnia, quando os dois eram "amigos íntimos".

“Eu falava com ele tarde da noite sobre segurança de IA, e pelo menos minha percepção era que Larry não estava levando a segurança de IA a sério o suficiente”, disse Musk, acrescentando que Page queria uma “superinteligência digital, basicamente um deus digital, se você quiser, o mais rápido possível”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições