‘Inteligência Artificial pode criar cultos e religiões’, alerta historiador

Textos religiosos criados por inteligência não humana podem atrair fiéis, conforme Yuval Noah Harari.

Fonte: Guiame, com informações do Times of IsraelAtualizado: segunda-feira, 8 de maio de 2023 às 15:55
Inteligência Artificial. (Foto ilustrativa: Pixabay)
Inteligência Artificial. (Foto ilustrativa: Pixabay)

O historiador israelense, filósofo e autor de best-sellers, Yuval Noah Harari, alertou que a inteligência artificial agora é capaz de compor seus próprios textos religiosos que provavelmente vão atrair fiéis.

“No futuro, poderemos ver os primeiros cultos e religiões da história cujos textos reverenciados foram escritos por uma inteligência não humana”, disse Harari em citações publicadas pelo jornal Daily Mail do Reino Unido, na última terça-feira (2).

Ele lembra que as religiões ao longo da história afirmaram que seus livros sagrados foram escritos por uma “inteligência desconhecida” e que agora a Inteligência Artificial também é capaz de produzir textos para moldar a cultura.

‘Narrativa que manipula pessoas’

Para o historiador, profetas, poetas e políticos da antiguidade usaram a linguagem e a narrativa para manipular e controlar as pessoas, a fim de remodelar a sociedade.

“Agora é provável que a IA seja capaz de fazer isso. E uma vez que pode, não precisa enviar robôs assassinos para atirar em nós. Pode levar os humanos a puxar o gatilho”, observou. 

“Ao contrário do que supõem algumas teorias da conspiração, você realmente não precisa implantar chips no cérebro das pessoas para controlá-las ou manipulá-las”, acrescentou.

‘IA aberta a todas as abominações’

“Precisamos agir rapidamente antes que a IA saia do nosso controle”, alertou o filósofo. 

“As empresas farmacêuticas não podem vender novos medicamentos às pessoas sem antes submeter esses produtos a rigorosas verificações de segurança e da mesma forma, os governos devem proibir imediatamente a liberação para o domínio público de quaisquer ferramentas de IA”, comparou.

De acordo com o The Times of Israel, recentemente, uma seita hassídica ultraortodoxa proibiu o uso de IA. A seita Skver, com sede em Nova York, alertou os adeptos de que a Inteligência Artificial está “aberta a todas as abominações, heresias e infidelidades sem limites”.

‘Um cenário catastrófico’

De acordo com uma publicação do Guiame, o ex-Google Mo Gawdat já fez severas críticas relacionadas ao avanço da IA e chegou a dizer que “estamos criando um deus”

O ex-líder da X, uma divisão da Alphabet (dona do Google) focada em tecnologias de longo prazo, disse que acredita que as previsões pessimistas da ficção estão certas.

Elon Musk e outros especialistas chegaram a pedir uma “pausa de experimentos de IA” como forma de alertar a humanidade para o cenário catastrófico que os experimentos estão criando, ao ponto de colocar em risco a sobrevivência da humanidade. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições