'Bonecas transgênero' são distribuídas pelo governo a crianças, em Goiás

Muitos pais expressaram sua indignação, afirmando que isso só confundiu a cabeça das crianças.

Fonte: Guiame, com informações d'O GloboAtualizado: sexta-feira, 15 de dezembro de 2017 às 14:22

Na última quinta-feira, um debate efervesceu das redes sociais sobre a distribuição de 'bonecas trânsgenero', feita pelo governo de Goiá a crianças de diversas cidades do estado. A questão é que algumas bonecas entre os brinquedos distribuídos, têm características e roupas femininas, mas também têm órgão genital masculino.

A distribuição das bonecas gerou divergências entre os pais e responsáveis pelas crianças. Enquanto uns criticaram o governo, afirmando que isto seria promoção da ideologia de gênero, outros elogiaram, afirmando que "os brinquedos ajudam a ensinar sobre a diversidade".

Em um vídeo publicado nas redes sociais, um dos pais das crianças, morador da cidade de Novo Gama, mostrou uma boneca vestida com camisa rosa e amarela, usando uma faixa na cabeça e tendo órgão genital masculino.

"Você abre a boneca e tem batom, o nome da boneca está aqui, é menina, está de batom, mas aí, você vai tirar a roupa da boneca para dar para seu filho, sua filha, brincar. E olha só, tem cabimento um negócio desses?", diz o homem enquanto mostra o brinquedo distribuído pelo governo.

Neliane Macedo, de 30 anos, é mãe de duas meninas, uma de cinco anos e outra de 11. As duas crianças ganharam as bonecas no colégio estadual onde estudam. A mãe afirmou disse que foi constrangedor quando uma das filhas retirou a roupinha e questionou o motivo pelo qual havia um órgão genital masculino no brinquedo, sendo que a boneca também usava blush e batom.

"Mamãe, homem não usa batom. O papai não usa batom", observou a menina. A mãe da criança contou ainda que a filha ficou confusa e queria retirar o órgão genital masculino da boneca.

"Ela me perguntou se podia retirar o 'piupiu' da boneca", acrescentou a mãe.

Segundo Neliane, o pai das meninas ficou indignado e achou a distribuição dos brinquedos uma "falta de respeito".

"Sou super a favor de explicar, mas a escola deu essas bonecas sem nenhum aviso. Cada familia é uma familía. Nós somos cristãos e eu ensino as minhas filhas a respeitar as pessoas, independente de como são, mas assim, foi bem contrangedor", concluiu a dona de casa.

A Prefeitura de Novo Gama informou em resposta ao jornal O GLOBO, que as bonecas foram distribuídas pelo Governo do Estado e que não iria se pronunciar sobre o assunto. Ao todo, 12 mil brinquedos foram distribuídos na cidade.

A distribuição dos brinquedos faz parte do tradicional 'Show de Natal' promovido pela Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) em parceria com o Governo de Goiás.

Em nota única, o Governo de Goiás e a Organização das Voluntárias de Goiás não entraram em detalhes sobre a polêmica, apenas afirmaram que o objetivo da ação foi presentear as crianças. O Governo ainda não revelou a empresa responsável pela criação dos presentes ou o valor gasto na compra dos brinquedos.

"Os mesmos bonecos e bonecas (devidamente vestidos) entregues neste Natal já foram distribuídos no ano passado. A variedade de presentes é uma forma de mais uma vez agradar às crianças dos 246 municípios goianos, não havendo outro objetivo senão presenteá-las", diz a nota.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições