Cidade reconstrói píer em forma de cruz, após ser destruído por furacão

O píer original de Ocean Grove foi destruído pelo furacão Sandy em 2012.

Fonte: Guiame, com informações do Caleb Parke e Fox NewsAtualizado: sexta-feira, 28 de abril de 2023 às 14:20
Píer em forma de cruz é inaugurado após polêmica. (Foto: Ocean Grove Camp Meeting Association)
Píer em forma de cruz é inaugurado após polêmica. (Foto: Ocean Grove Camp Meeting Association)

Após ser destruído pelo furacão Sandy em 2012, o píer da cidade de Ocean Grove, em Nova Jersey, foi reconstruído em forma de cruz, apesar de o projeto ter sido contestado por grupos ateus e comunidade LGBT local.  

O píer está no calçadão de propriedade da Ocean Grove Camp Meeting Association, conhecido como "God's Square Mile". Ele foi aberto ao público em 15 de abril, antes da comemoração do “Memorial Day” pelo grupo metodista local.

“Quanto mais pensávamos sobre isso, e orávamos sobre isso, a inspiração veio para esse projeto atual”, disse o presidente da Associação, Michael Badger, à Fox News. “É funcional, mas tornou-se óbvio para nós que ele tenha a forma de uma cruz – e como é adequado para a nossa missão cristã.”

Embora Ocean Grove realize um acampamento metodista anual desde 1869, o formato de cruz do píer gerou controvérsias, após alguns grupos reclamarem de um símbolo religioso em ambiente público.

Apesar disso, a Associação disse que "não pede desculpas" pelo píer de 150 metros de comprimento, que custou US$ 2 milhões, e foi totalmente financiado por doadores. Para eles, a obra é uma “bênção da mão de Deus”.

Sobre as críticas dos ateus ao projeto cristão, Badger disse:

“Algumas pessoas acham que, hoje em dia, os cristãos deveriam pegar as cruzes e colocá-las dentro de seus prédios e fechar as portas, e esse não é um sentimento com o qual concordamos”.

“O cristianismo é uma fé global… Sempre seremos receptivos e buscaremos que as pessoas se envolvam com o Evangelho — e é isso que temos a oferecer”, explicou Badger.

“Não podemos esconder nossa fé. É algo que vivemos no dia a dia, e eu ficaria preocupado se chegasse um dia que isso não fosse mais permitido.”

Hinos famosos

Segundo a Igreja Metodista Unida, vários hinos famosos foram compostos na cidade litorânea:

“A história de fundo é que, após a Guerra Civil, ainda havia agitação nos Estados Unidos, e o líder metodista William Osborn tinha o sonho de estabelecer uma reunião campal permanente, um lugar onde os visitantes se concentrassem no crescimento espiritual e na santidade. Os organizadores vasculharam locais à beira-mar e, em 1869, escolheram Ocean Grove, Nova Jersey, um cenário idílico que passou a ser chamado de “God's Square Mile”. No auge, [havia] 660 tendas no local. Esse número está mais próximo de 118 agora, mas a missão da reunião continua robusta: avivar as pessoas para que voltem para suas igrejas de origem com novo entusiasmo pelo Senhor.”

Franklin Graham

O evangelista Franklin Graham comemorou a reconstrução do píer e sua forma de cruz, em suas redes sociais.

“Que grande marco para a cidade deles”, disse o filho do Pastor Billy Graham. “Eles disseram que queriam construir o melhor cais possível e foi o que fizeram.”

O pastor da Colts Neck Community Church, Chris Durkin, também falou sobre a construção: “A cruz é o símbolo mais celebrado em todo o mundo, portanto, colocar uma cruz ao longo de Jersey Shore nos lembra da esperança que Jesus Cristo dá a todos os que creem”.

O pastor local acrescentou: “Isso não é político; isso é espiritual. E para Ocean Grove, é histórico.”

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições