'Cometa do diabo' vai passar logo após eclipse solar total, afirmam astrônomos

Um cometa de formato incomum, com um par de chifres, poderá ser visível a olho nu quando atingir seu ponto mais próximo da Terra, em abril de 2024.

Fonte: Guiame, com informações do The New York Post e NBC NewsAtualizado: terça-feira, 31 de outubro de 2023 às 11:56
Imagem do ‘cometa do diabo’. (Foto: Reprodução/Reddit r/Space News/Gianluca Masi)
Imagem do ‘cometa do diabo’. (Foto: Reprodução/Reddit r/Space News/Gianluca Masi)

Um cometa ganhou um formato incomum após uma erupção no seu caminho para a Terra. Astrônomos captaram imagens do 12P/Pons-Brooks com um brilho 100 vezes maior do que o habitual e com um par de “chifres”, de acordo com notícias do UOL.

O registro foi feito pelo projeto Virtual Telescope, a partir de uma estação de monitoramento instalada na Itália. De acordo com o Live Science, a forma incomum — que lhe rendeu o apelido de ‘cometa do diabo’ — é por causa das irregularidades do próprio cometa.

Astrônomos também compararam o formato do cometa com a Millennium Falcon, nave icônica de Star Wars, o que rendeu vários memes nas redes sociais. Em dimensões, o cometa tem o dobro do tamanho do Monte Everest.

‘O cometa do diabo poderá ser visto a olho nu’

Conforme a NBC News, o ‘cometa do diabo’ está acelerando pelo interior do sistema solar e poderá ser visível a olho nu quando atingir seu ponto mais próximo da Terra.

O 12/P Pons-Brooks não representa uma ameaça ao planeta, em vez disso, o intruso cósmico vai oferecer uma oportunidade para os observadores do céu tentarem detectar o cometa à medida que este se aproxima da Terra.

A passagem mais próxima do objeto pelo Sol está prevista para os dias 20 e 21 de abril do ano que vem. Por outro lado, a sua distância mais próxima da Terra será em 2 de junho de 2024, quando ele passará a 230 milhões de quilômetros do nosso planeta.

Durante esse período, se as condições estiverem claras e o céu suficientemente escuro, segundo os astrônomos, será possível ver o cometa brilhante a olho nu.

Conforme Teddy Kareta, pesquisador de pós-doutorado no Observatório Lowell em Flagstaff, Arizona, o cometa é extremamente brilhante: “É por isso que o veremos a olho nu ou com binóculos, mas não quer dizer que ele estará muito próximo”. 

‘A cada 71 anos’

A aproximação deste cometa é aguardada, pois ela só acontece a cada 71 anos. A passagem será algumas semanas após um aguardado eclipse solar total, que será visível no hemisfério norte, em 8 de abril de 2024.

Os astrônomos amadores que quiserem observar o cometa de formato curioso já podem avistar 12P/Pons-Brooks a partir da Terra. Basta usar um telescópio de 150 mm de abertura e apontá-lo na direção da constelação de Draco. Ele é melhor como observador no hemisfério Norte ou na região mais ao norte do Brasil.

Sobre o cometa

Conforme o New York Post, o ‘cometa do diabo’ também é considerado um dos cerca de 20 outros cometas com um vulcão de gelo ativo.

Os cometas vulcânicos frios contêm uma mistura de gelo, poeira e gás conhecida como ‘criomagma’ e são cercados por gás que vaza de dentro.

Sobre os ‘chifres’, astrônomos explicam que, apesar da aparência, na verdade são restos de gás e poeira de explosões incomuns que os cientistas ainda estão estudando para entender.

Um deles especificou que as explosões ocorrem quando “os cometas de repente ficam muito mais ativos” e expelem gás e poeira em uma taxa cada vez maior.

Kareta aconselhou que as pessoas acompanhem quaisquer atualizações sobre o cometa nos meses que antecedem sua aparição planejada no céu. 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições