Eclipse total da "Lua de Sangue" acontecerá nos próximos dias

No território brasileiro, fenômeno poderá ser visto apenas em parte, uma vez que ocorrerá próximo do amanhecer.

Fonte: Guiame, com informações do GZH e Olhar DigitalAtualizado: sexta-feira, 21 de maio de 2021 às 16:57
Fenômeno será o primeiro de 2021. (Foto: Reprodução / USA Today)
Fenômeno será o primeiro de 2021. (Foto: Reprodução / USA Today)

O primeiro eclipse lunar de 2021 vai acontecer no final da madrugada do dia 26 de maio. E será durante a Super Lua, quando a lua cheia está próxima ao perigeu (ponto orbital mais próximo da Terra), também popularmente chamada de "Lua de Sangue", porque o satélite fica completamente na sombra da Terra e adquire uma cor avermelhada.

Normalmente, a Lua está a 384,5 mil quilômetros da Terra, mas como a órbita não é um perfeito círculo, a distância varia. No perigeu, ponto onde o satélite está mais próximo, ela fica a 357.311 quilômetros. A diferença a olho nu, contudo, não é tão grande. Apenas aqueles observadores mais ávidos conseguem notar.

É o eclipse que vai mudar a coloração visível: a mudança ocorre por causa da atmosfera terrestre. Quando os raios de Sol passam por ela, pequenas moléculas que compõe a atmosfera espalham a luz azul, o que dá ao céu a cor azul.

No Brasil

No território brasileiro, o fenômeno poderá ser visto apenas em parte, uma vez que ocorrerá próximo do amanhecer. Segundo o astrônomo Luiz Augusto L. da Silva, integrante da Rede Omega Centauri para o Aprimoramento da Educação Científica, o eclipse se inicia às 5h48min (horário de Brasília) com a entrada da Lua na penumbra, uma região de obscurecimento parcial que margeia a sombra que a Terra projeta no espaço.

“Essa etapa é visualmente imperceptível, porque tudo que começa a acontecer é uma diminuição muito pequena da intensidade do brilho lunar. Em Porto Alegre e na Região Metropolitana, a Lua estará a apenas 15 graus de altura sobre a linha do horizonte Oeste-Sudoeste”, esclarece Silva.

A entrada na sombra terrestre se verificará às 6h45min, já com o clarear do dia bastante avançado. Em Porto Alegre, neste horário, a lua estará a tão somente quatro graus de altura, na direção do Lago Guaíba. A observação do eclipse será interrompida às 7h9min, no mesmo instante em que nasce o Sol.

As demais fases do eclipse, portanto, não poderão ser acompanhadas no Rio Grande do Sul. O início da totalidade será às 8h11min (com a Lua 12 graus abaixo do horizonte), o meio do eclipse às 8h19min (-13o), e o fim da totalidade às 8h26min (-15o). A saída da sombra se dará às 9h52min (-28o), e o último contato com a penumbra às 10h50min (-34o), detalha o astrônomo.

Sobre o fenômeno

Os eclipses lunares ocorrem quando a Lua está no lado oposto da Terra como o Sol. Normalmente vemos uma Lua cheia quando isso acontece, mas de vez em quando a Lua entra na sombra da Terra, resultando em um eclipse. Isso não acontece em todas as luas cheias porque o plano da órbita da Lua está inclinado cerca de 5 graus em relação ao plano da órbita da Terra, e a Lua "perde" a sombra da Terra.

Ao contrário de um eclipse solar, que só é visível ao longo de uma trilha estreita, os eclipses lunares são visíveis de todo o lado noturno da Terra; todo esse eclipse leva cerca de cinco horas do início ao fim. O tempo depende muito do fuso horário em que você está, em relação ao que é chamado de Tempo Universal Coordenado (efetivamente a hora em Greenwich, Inglaterra).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições