Correios de Israel e do Brasil lançam selo conjunto para celebrar amizade

Emissão Especial Brasil – Israel contém paisagens dos dois países com tiragem de 400 mil selos.

Fonte: Guiame, com informações dos CorreiosAtualizado: sexta-feira, 11 de setembro de 2020 às 11:31
Selo com paisagens de brasileiras e israelenses comemora amizade entre os dois países. (Foto: Reprodução / Correios)
Selo com paisagens de brasileiras e israelenses comemora amizade entre os dois países. (Foto: Reprodução / Correios)

Os Correios lançaram, nesta terça-feira (08), a Emissão Conjunta Brasil/Israel, selo que registra as relações bilaterais entre os dois países. As cerimônias de lançamento aconteceram em Brasília, Olinda e Recife.

O relacionamento entre Israel e Brasil começou às vésperas da fundação do território israelita. Esse momento histórico foi auxiliado pelo estadista brasileiro Osvaldo Aranha, que presidiu a reunião das Nações Unidas em 29 de novembro de 1947, onde foi aprovada a criação do Estado Judeu.

Embora seja uma das menores nações do planeta – e o Brasil sendo a quinta maior do mundo -, as relações entre os dois países permanecem florescendo e prosperando.

Em 2007, foi estabelecido um acordo de Livre Comércio entre Israel e o Mercosul: o Estado Judeu foi o primeiro parceiro extra regional a firmar este tipo de acordo com o bloco. Trata-se da abertura de mercados que abrange, também, comércio de bens, regras de origem, salvaguardas, cooperação em normas técnicas, sanitárias e fitossanitárias, cooperação tecnológica e técnica e cooperação aduaneira. Em 2008, o comércio bilateral ultrapassou US$ 1,5 bilhão.

Desde a criação do Estado de Israel, até os dias atuais, os dois países têm mantido relações diplomáticas e intercâmbio nas áreas técnica, científica, cultural e tecnológica.

Selo

Para reunir em uma imagem as duas paisagens, uma israelense e outra brasileira, foram criadas duas aquarelas: a da Praia de Tel Aviv, vista de Yafo, e da Praia do Recife, vista de Olinda – no estilo de urban sketching e com a mesma paleta de cores. Para dividir e, simultaneamente, unir as paisagens, foi utilizada uma palmeira, elemento comum da flora dos dois países, apesar das espécies locais serem diferentes. Foi mantida a mesma linha do horizonte e aplicado digitalmente o céu azul aquarelado, no intuito de conferir unidade e coerência cromática à composição.

Foram inseridas micro letras com os respectivos nomes das paisagens. As técnicas utilizadas foram aquarela tradicional e nanquim sobre papel com montagem em computação gráfica.

A mesma arte do selo será lançada pelo Israel Post, criação idealizada por Lidia Marina Hurovich Barros Neiva. A emissão brasileira tem tiragem de 400 mil selos. As peças já estão disponíveis nas principais agências de todo o país e também na loja virtual dos Correios.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições