Cristãos são presos enquanto cantavam ao ar livre, nos EUA

Vários estados americanos têm restrições às reuniões religiosas, o que levou a batalhas jurídicas pela liberdade de culto.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: segunda-feira, 28 de setembro de 2020 às 17:56
Três pessoas foram presas em Idaho por não usarem máscaras em um evento ao ar livre organizado pela igreja. (Foto: Reprodução / Facebook)
Três pessoas foram presas em Idaho por não usarem máscaras em um evento ao ar livre organizado pela igreja. (Foto: Reprodução / Facebook)

A polícia na cidade americana de Moscou, em Idaho, prendeu três cristãos e intimou dois outros por participarem de um culto de adoração ao ar livre “Cante Salmos” organizado por uma igreja no início desta semana.

Gabriel Rench, um diácono da igreja, foi um dos três presos por participar do evento de adoração organizado pela Igreja de Cristo. Também foram detidos Rachel Bohnet e Sean Bohnet, segundo informou Moscow Report, uma agência de notícias local independente.

Gabriel Rench, um diácono da igreja, conversa com policial de Moscou. (Foto: Reprodução / MBR)

O chefe da Polícia de Moscou, James Fry, foi citado como tendo dito que nenhum dos cinco abordados usava máscara ou distanciamento social, e as prisões foram feitas por suspeita de resistência ou obstrução policial. Entre 150 e 200 pessoas compareceram ao evento.

De acordo com a Ordem de Emergência de Saúde Pública Alterada da cidade, os participantes de qualquer reunião pública devem manter uma distância física de 1,8 m ou cobrir o rosto com uma máscara.

Igreja organizou o evento

Ben Zornes, um pastor da igreja que organizou o evento, foi citado como tendo dito que a igreja hospeda eventos de salmos ou hinos cerca de uma vez por mês e que o salmo cantado no estacionamento da prefeitura também era para mostrar que os moradores queriam a normalidade de volta.

Zornes chamou as atuais restrições de bloqueio Covid-19 de “amplamente infundadas”.

Na quinta-feira, a igreja escreveu em sua página do Facebook: “Ontem a Igreja de Cristo patrocinou um salmo em flash na prefeitura. Íamos aparecer lá às cinco, cantar três salmos ou hinos, depois a doxologia e depois sair. As canções eram Salmo 20, Salmo 124 e Amazing Grace. Quando chegamos, a polícia estava esperando por nós. Um deles me informou que as pessoas tinham que se distanciar socialmente ou usar uma máscara ou enfrentar uma citação”.

Douglas Wilson, que escreveu o post, acrescentou: “Eu disse a ele que informaria a todos sobre isso, o que fiz. Fiz uma breve oração e começamos a cantar. Durante os quinze minutos seguintes cantando, três de nosso pessoal foram presos e outros dois foram citados.”

Vários estados têm restrições às reuniões religiosas, o que levou a batalhas legais pela liberdade religiosa de igrejas e outras casas de culto.

Membros da igreja cantam durante evento ao ar livre. (Foto: Reprodução / MBR)

Na Califórnia, várias igrejas estão lutando contra as ordens Covid-19 do governador Gavin Newsom que proíbem os cultos internos.

Em uma declaração anterior, o fundador e presidente do Conselho de Liberdade, Mat Staver, chamou as ordens de Newsom de "inconstitucionais".

“... O governador Newsom apoia dezenas de milhares de manifestantes, dizendo: ‘Deus os abençoe. Continue fazendo isso '. Isso é errado, e a hostilidade inconstitucional e a discriminação do governador contra o culto religioso devem acabar”, disse ele.

Em São Francisco, o prefeito London Breed permite que apenas uma pessoa por vez entre em locais de culto.

Em resposta, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos enviou na sexta-feira uma carta ao prefeito dizendo que a política de bloqueio Covid-19 da cidade "é contrária à Constituição e à melhor tradição de liberdade religiosa do país".

O Departamento de Justiça disse em sua carta que Breed não poderia limitar os locais de culto a um único congregante enquanto "permitia vários clientes em outros ambientes internos, incluindo academias, estúdios de tatuagem, cabeleireiros, estúdios de massagem e creches".

Assista:

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições