Croácia oferece bolsas de estudo para jovens cristãos perseguidos por sua fé

Um em cada sete cristãos do mundo vive em um país onde é sujeito a violência, prisão e violação dos direitos humanos por causa de sua fé.

Fonte: Guiame, com informações do CNO e MZOAtualizado: segunda-feira, 19 de abril de 2021 17:59
Marijana Petir, membro independente do parlamento da Croácia, fez a proposta de emenda ao orçamento para as bolsas. (Foto: Reprodução / Amber Alert)
Marijana Petir, membro independente do parlamento da Croácia, fez a proposta de emenda ao orçamento para as bolsas. (Foto: Reprodução / Amber Alert)

Um anúncio oficial do governo croata oferece bolsas de estudo para jovens cristãos em risco de perseguição por causa de sua fé. Os ministérios da educação e do exterior do país convidaram estudantes cristãos de países em desenvolvimento a se inscreverem para as bolsas até 17 de maio.

As bolsas são o resultado de uma emenda ao orçamento do estado proposta por Marijana Petir, membro independente do parlamento da Croácia, e aceita pelo governo em novembro.

“O financiamento planejado de 1,5 milhão de kuna (200.000 euros) é destinado a bolsas de estudo para jovens que são perseguidos por sua fé de uma forma que lhes permite estudar na Croácia e adquirir conhecimento e depois voltar para sua terra natal, onde irão ajudar construir suas comunidades e uma sociedade democrática e tolerante”, disse Petir à CNA.

“O dinheiro será destinado ao estudo e às necessidades de acomodação durante os estudos na Croácia”.

A Croácia é um país de quatro milhões de habitantes que faz fronteira com a Eslovênia, Hungria, Sérvia, Bósnia e Herzegovina e Montenegro. Mais de 86% da população é cristã.

A introdução das bolsas de estudo marca a primeira vez desde que o país conquistou a independência em 1991 que destinou dinheiro especificamente para ajudar indivíduos fora da União Europeia perseguidos por sua fé cristã.

Apoio a comunidades religiosas

Um convite à apresentação de candidaturas lançado em conjunto pelo Ministério da Ciência e Educação e o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Europeus explicou que o projeto faz parte dos esforços do governo croata para apoiar comunidades religiosas perseguidas em todo o mundo.

“As minorias religiosas, principalmente os cristãos, são um dos grupos vulneráveis ​​do mundo. A República da Croácia reconheceu esta tendência negativa à escala global e, no âmbito do seu trabalho no domínio da cooperação internacional para o desenvolvimento, está empenhada em respeitar e proteger os direitos dos grupos religiosos, enquanto grupos vulneráveis ​​nos países em desenvolvimento”, diz o documento.

Petir sublinhou que o governo não estava ajudando os cristãos simplesmente por causa da sua fé, mas porque pertencem ao grupo religioso mais perseguido do mundo.

De acordo com pesquisas da fundação pontifícia Ajuda à Igreja que Sofre, quase 300 milhões de cristãos em todo o mundo enfrentam perseguição. Um em cada sete cristãos do mundo vive em um país onde é sujeito a violência, prisão e violação dos direitos humanos por causa de sua fé.

Países em desenvolvimento

As bolsas de estudo para o ano acadêmico de 2021/22 estão abertas a jovens cristãos de países em desenvolvimento no Oriente Médio, Ásia e África, se as restrições do coronavírus permitirem.

Os alunos de graduação irão estudar de três a quatro anos e obter um diploma de bacharel. Os graduados irão estudar por um a dois anos, obtendo um diploma de mestrado.

A bolsa cobre pensão completa e hospedagem, um subsídio mensal de cerca de US$ 250, cobertura de seguro saúde básico e um curso preparatório de língua croata de um ano. O custo da viagem para a Croácia também está incluído.

“Depois de concluídos os estudos, os bolsistas são obrigados a retornar aos seus países de origem. Espera-se que contribuam para o desenvolvimento de suas comunidades e para a construção de capacidades e o fortalecimento da resiliência em nível local com o conhecimento adquirido na Croácia após o retorno às suas terras natais”, afirmaram os Ministérios da Educação e das Relações Exteriores.

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições