Desde sua aprovação, casamentos gay quadruplicaram no Brasil

Mais de 76 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram registrados no país desde a medida do STF.

Fonte: Guiame, com informações de Folha de São PauloAtualizado: segunda-feira, 15 de maio de 2023 às 17:53
 Mais de 76 mil casamentos gays foram registrados no Brasil. (Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Thomas AE).
Mais de 76 mil casamentos gays foram registrados no Brasil. (Foto: Imagem ilustrativa/Unsplash/Thomas AE).

Desde sua aprovação em 2013, os casamentos homoafetivos quadruplicaram no Brasil, segundo a Folha de São Paulo. Na época, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que era ilegal negar a união civil entre pessoas do mesmo sexo.

Assim, o Conselho Nacional de Justiça passou a obrigar os cartórios do país a registrarem casamentos homossexuais.

Já ano da aprovação, 3.700 uniões foram realizadas e, em 2022 foram 12.987, de acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais.

Até abril deste ano, 76.430 casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram registrados no Brasil desde a permissão.

Por ano, uma média de 7.600 celebrações gay são feitas, com 56% delas entre pares femininos e 44% entre masculinos.

Num total de 5 milhões de casamentos realizados em 2022, os homoafetivos representam 0,02%.

São Paulo é o estado onde mais ocorreram uniões gay, somando 30 mil matrimônios. Seguido do Rio de Janeiro (6.574 casamentos) e Minas Gerais (5.062).

Antes da medida do CNJ, os cartórios precisavam pedir autorização judicial para celebrar casamentos homossexuais.

Homossexualidade ainda é pecado

O casamento gay já foi aprovado em outros 32 países, incluindo os Estados Unidos. Mas, o evangelista Franklin Graham lembrou que a homessexualidade é pecado segundo a Bíblia.

"Deus chama a homossexualidade de pecado - vá falar com Ele se você não gosta disso. Ele é quem define o pecado, não eu. Como um cristão, é claro, eu não odeio os homossexuais, eu os amo e quero que eles saibam a verdade", afirmou anteriormente no Facebook.

Graham destacou que respeita o direito que os homossexuais têm de fazer suas escolhas, mas não é por isso que precisa negar as convicções que desenvolveu conforme a Bíblia.

"Se eles optaram por viver esse estilo de vida, certamente têm a liberdade de fazê-lo neste país - mas não me diga que eu tenho que acreditar ou apoiar isso", ponderou.

Para a psicóloga Marisa Lobo, o avanço do ativismo LGBT no Brasil é proporcional à acomodação da sociedade e das igrejas. "Se de um lado temos a intimidação e a censura por parte do ativismo LGBT+, por outro temos a acomodação social. Isso é fruto da inércia individual de cada pessoa, especialmente dos líderes comunitários, o que inclui principalmente pastores e padres", declarou ela, em sua coluna no Guiame.

E concluiu: "Nós, como Igreja de Cristo, não somos chamados para mudar o que Deus já traçou como destino do mundo, mas para anunciar a verdade, a fim de que os perdidos se salvem durante esse percurso. Acomodar, portanto, não faz parte dessa missão".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições