Especialista bíblico diz que civilização "redescoberta" prova exatidão das Escrituras

Os hititas eram um povo antigo que ocupou partes da península da Anatólia - a atual Turquia - no século 18 a.C.

Fonte: Guiame, com informações do ExpressAtualizado: quinta-feira, 15 de abril de 2021 às 15:54
O Portão do Leão para Hattusa, capital do Império Hitita. (Foto: Reprodução / Getty)
O Portão do Leão para Hattusa, capital do Império Hitita. (Foto: Reprodução / Getty)

A Bíblia é fonte de orientação espiritual e sabedoria, mas também uma documentação histórica que tem sido cada vez mais comprovada por registrar a história de civilizações há muito perdidas.

Alguns especialistas acreditam fortemente que a Bíblia retrata com precisão a ascensão e queda de muitas pessoas mencionadas em suas páginas - como evidenciado por uma riqueza de descobertas arqueológicas feitas nos séculos 19 e 20.

Um especialista em Escrituras disse ao Express que as descobertas arqueológicas sobre a antiga civilização hitita são um bom indicador de que a Bíblia está certa.

Os hititas eram um povo antigo que ocupou partes da península da Anatólia - a atual Turquia - no século 18 a.C.

De acordo com a World History Encyclopedia, os historiadores geralmente dividem a história hitita na Anatólia em O Reino Antigo (1700 a 1500 aC) e O Novo Reino ou Império Hitita (1400 a 1200 aC).

No auge de seu poder, os hititas se expandiram até a atual Síria e as margens do Mar Mediterrâneo.

O império hitita acabou desintegrando-se, no século 12 a.C, dissolvido em cidades-estados menores e independentes.

Urias, o hitita

De acordo com Tom Meyer, professor de estudos bíblicos no Shasta Bible College and Graduate School na Califórnia, nos EUA, há mais de 50 menções aos hititas apenas no Antigo Testamento.

Um relato famoso fala de um hitita chamado Urias que se converteu para adorar o Deus hebreu YHWH ao se tornar um oficial de alto escalão no exército do rei Davi.

No entanto, o especialista disse que os historiadores discutem há muito tempo a existência dos hititas por causa de um registro arqueológico insubstancial.

"Apesar da importância atribuída aos hititas no Antigo Testamento (eles são mencionados 50 vezes), muitas pessoas duvidaram de sua existência porque nenhuma evidência arqueológica havia sido descoberta a respeito deles”, diz o professor Meyer.

O Império Hitita desmoronou no século 12 aC. (Foto: Reprodução / Getty)

"Tudo mudou no início dos anos 1900, quando o arqueólogo e linguista alemão Hugo Winckler ficou sabendo de antigas tábuas de argila descobertas por saqueadores locais em uma pequena cidade moderna na Turquia conhecida como Bogazkale.

O arqueólogo foi obrigado a organizar uma série de escavações em Bogazkale entre 1906 e 1912.

Ele finalmente desenterrou cinco templos, uma torre fortificada e inúmeras esculturas.

10 mil placas de argila

Mas a descoberta mais importante em Bogazkale - um patrimônio mundial da UNESCO agora na província turca de Corum - ainda estava esperando para ser feita.

"Mas Winckler não tirou a sorte grande até descobrir o que antes era provavelmente uma sala de arquivo real da cidade, um depósito (agora conhecido como Arquivo Bogazkoy) contendo mais de 10.000 placas de argila antigas descobertas in situ”, explica o professor Meyer.

"A eventual decifração de algumas das tabuinhas em 1915 por Bedrich Hrozny, um professor tcheco da Universidade de Viena, levou à determinação de que a atual Bogazkale foi a antiga capital do império hitita, conhecida ao longo da história como Hattusha.

"Hrozny também determinou que a antiga língua hitita era uma língua indo-europeia.

"Hrozny publicou a Gramática Hitita em 1917."

As tabuinhas abrangem uma ampla variedade de assuntos, como documentos legais e tratados diplomáticos entre os hititas e outras potências do antigo Oriente Próximo.

Mais importante, no entanto, as tabuinhas revelaram uma cronologia da história dos hititas nos séculos 14 a 13 a.C.

A Bíblia como documento histórico

De acordo com o professor Meyer, essa descoberta incrível não só trouxe à vida um povo há muito perdido, mas também lançou uma nova luz sobre a Bíblia como um documento histórico.

"A redescoberta desta civilização perdida e o renascimento de sua linguagem servem como um aviso para aqueles que duvidam da exatidão histórica da Bíblia”, diz o professor.

"Só porque uma descoberta não foi feita hoje, não significa que não possa ser feita amanhã."

Alguns especialistas, entretanto, fizeram uma distinção entre os hititas históricos e os chamados hititas bíblicos.

A Bíblia fala dos Hetitas ou Hetti, que embora semelhantes em nome, podem não ter sido necessariamente o mesmo povo.

O assiriologista judeu polonês Ephraim Avigdor Speiser, por exemplo, adotou essa visão em Gênesis: Introdução, Tradução e Notas.

Ele escreveu: "Por razões históricas e geográficas, é muito improvável que esse nome de grupo tenha qualquer conexão direta com os hatsianos da Anatólia ou com seus sucessores 'hititas'."

Uma teoria proposta pelo hititologista australiano Trevor Bryce é que a Bíblia falava de uma tribo semita, no Gênesis, embora as menções aos hititas em outros livros pareçam falar do povo anatólio.

Uma passagem em 2 Reis, por exemplo, diz: “Porque o Senhor tinha feito o exército dos sírios ouvir barulho de carros e barulho de cavalos, o barulho de um grande exército; e eles disseram uns aos outros: Eis que o rei de Israel contratou contra nós os reis dos hititas e os reis dos egípcios para virem sobre nós."

A passagem sugere que esses hititas eram uma tribo formidável, que se presta a apoiar sua origem na Anatólia.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições