EUA emitem primeiro passaporte com gênero neutro “X”

O novo passaporte americano oferece a opção neutra para pessoas não binárias, intersexuais e não-conformes de gênero.

Fonte: Guiame, com informações da Reuters e BBC NewsAtualizado: sexta-feira, 29 de outubro de 2021 17:28
 O novo passaporte americano oferece a opção neutra para pessoas não binárias. (Foto: REUTERS/Fred Greaves).
O novo passaporte americano oferece a opção neutra para pessoas não binárias. (Foto: REUTERS/Fred Greaves).

O governo dos Estados Unidos emitiu o primeiro passaporte com a opção de gênero neutro “X” para pessoas não binárias, intersexuais e não-conformes de gênero, de acordo com um comunicado do Departamento de Estado dos EUA, nesta quarta-feira (27). 

O documento possui um “X” nas alternativas de gênero, para sinalizar que o titular não se identifica como masculino ou feminino.

O secretário de Estado Antony Blinken anunciou em junho que a opção de gênero “X” seria oferecida nos passaportes, seguindo iniciativas de outros países que já disponibilizam um terceiro gênero em documentos, como Canadá, Alemanha, Austrália e Índia.

O primeiro titular do passaporte de gênero neutro foi Dana Zzyym, um veterano da Marinha dos EUA e um ativista intersexual de 66 anos, que processou o Departamento de Estado em 2015, por causa da ausência da opção de gênero “X” em documentos.

O novo passaporte é uma das recentes ações da agenda LGBT do presidente Joe Biden.




Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições