Filme sobre perseguição religiosa é bloqueado no Youtube

O departamento do Youtube, responsável pela decisão alegou que o material violou "Orientações comunitárias", por ter conteúdo "inapropriado".

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: domingo, 28 de fevereiro de 2016 às 12:46

Cineastas cristãos estão questionando o bloqueio de um pequeno filme recém-lançado sobre a perseguição religiosa no Oriente Médio pelo YouTube.

Os criadores por trás do vídeo "Chased" ("Perseguidos") se manifestaram contra a decisão da plataforma de compartilhamento de vídeos, em remover seu filme de 33 minutos. O departamento responsável pela decisão alegou que o material violou "Orientações comunitárias", por ter conteúdo "inapropriado".

O filme segue a história fictícia de Anneliese, uma jovem cristã residente nos EUA, cuja família é submetida à perseguição por sua fé cristã.

Como o site do filme informa, a produção pretende lançar luz sobre como seria a vida dos cristãos nos Estados Unidos, se eles fossem forçados a suportar a mesma perseguição vivida atualmente pelos cristãos no Oriente Médio.

O propósito do filme, o site acrescenta, é "[trazer] a história da perseguição religiosa para perto de casa".

"Para muitos, a realidade da perseguição é um conceito abstrato. Embora possa ser desconfortável imaginar uma sociedade sem liberdade religiosa, esta é uma verdade muito pessoal para os 100 milhões de cristãos que lutam pelo direito de expressar sua fé em áreas religiosamente reprimidas", lembrou o texto do site.

"Chased' levanta a questão: 'e se não existissem as nossas próprias liberdades religiosas?", destacou.

O site 'Christian Post' procurou o departamento responsável pelo bloqueio no Youtube, para que decisão fosse comentada, mas não recebeu uma resposta até o momento da publicação da matéria.

Autora do roteiro do filme, Emily Weaver disse em uma entrevista na semana passada, ao site 'The Blaze', que ela e outros criadores do filme estão buscando respostas a respeito do bloqueio do material.

"Estamos tentando obter uma resposta sobre o porquê do YouTube proibir a veiculação do nosso curta-metragem baseado na fé, mas todos eles estão dizendo é que o filme 'viola os padrões da comunidade", explica Weaver. "Parece que a arbitrariedade está bem viva no YouTube, pelo menos em nossa experiência".

Vários outros cineastas cristãos concordaram que o YouTube usou de arbitrariedade, ou de um método de proibir spams ou conteúdos que considerem inadequados para o site.

Em 2013, tanto o YouTube quanto o Facebook bloquearam temporariamente o filme filme "Unstoppable", do ator cristão Kirk Cameron, devido aos política destes 'sites' contra spam e 'conteúdos comercialmente falsos'.

O filme, estrelado por Cameron e produzido em conjunto com a Universidade de Liberty, segue o personagem principal, enquanto ele procura responder à pergunta: "Por que Deus permite que coisas ruins aconteçam a pessoas boas?".

"Se Deus é bom, por que há tanto sofrimento? Por que há tanta dor? Por que Ele permite o mal em um mundo no qual poderia pará-lo?", o ator cristão pergunta no vídeo, lançado em 2013.

Cameron, que já atuou em comédias de 1980, conseguiu que o Facebook e YouTube suspendessem seus bloqueios do filme "Unstoppable", depois de iniciar uma campanha online.

"Agora vamos ter certeza que nada irá impedir 'UNSTOPPABLE' de chegar aos cinemas de sua cidade, em 24 de setembro. Compre seus ingressos hoje. Se vendermos todos os assentos no cinema de sua vizinhança, nada pode impedi-lo de ser exibido lá", disse Cameron.

Michael Kirkland, gerente de comunicações do Facebook, explicou ao 'Christian Post', que na época em que o filme de Cameron foi bloqueado, devido a um erro no programa de software anti-spam da empresa.

"Pelo que podemos dizer, o endereço comprado pelo filme anteriormente estava sendo usado como um site de spam e não tinha sido atualizado em nosso sistema ainda", disse Kirkland. "Nós estávamos em contato direto com a equipe de Kirk sobre isto e revertemos o bloqueio, assim que confirmamos que o endereço não estava mais sendo usado para o lançamento de spams".

Apesar do bloqueio no Youtube, o curta-metragem ainda está disponível pela plataforma 'Vimeo' e pode ser conferido também no site oficial do filme 'chasedmovie.com' .

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições