Funeral em igreja é alvo de tiroteio enquanto pastor orava, nos EUA

O incidente aconteceu na Igreja New Season em Nashville, EUA, durante o funeral comunitário de um jovem.

Fonte: Guiame, com informações do Baptist PressAtualizado: terça-feira, 29 de novembro de 2022 às 17:51
Um tiroteio ocorreu do lado de fora da Igreja News Season, enquanto realizava um funeral. (Captura de tela/WZTV)
Um tiroteio ocorreu do lado de fora da Igreja News Season, enquanto realizava um funeral. (Captura de tela/WZTV)

A Igreja New Season em Nashville, EUA, estava realizando um serviço funeral quando foi alvo de um tiroteio, no sábado (26). O pastor Dwayne Lewis e sua esposa estavam fazendo o convite ao Evangelho para os participantes, quando os disparos começaram.

Havia cerca de 200 pessoas no local. Segundo o pastor disse à Baptist Press, a maioria delas não era da igreja, mas invocaram Deus no meio da confusão.

“As pessoas estavam pedindo para Jesus para ajudá-las”, disse Lewis sobre os enlutados. “'Senhor, por favor; Senhor ajuda. Jesus, Jesus. Onde estão meus filhos? Ajude-nos Deus. Por favor, não me deixe levar um tiro'”.

O pastor contou que ainda não sabia a origem dos disparos.

“No começo não sabíamos o que estava acontecendo. Eu estava de pé no púlpito e todas as pessoas correndo para cá”, disse Lewis. “Eu não sabia se (os atiradores) estavam entrando no prédio. O treinamento de atirador ativo entrou em vigor com nossos ministros lá.”

O atirador ou atiradores passaram continuamente pela igreja em um carro, procurando um momento oportuno para atirar enquanto os enlutados deixavam o funeral do jovem de 19 anos, que de acordo com a polícia teria sido morto a tiros em um parque comunitário.

Facções criminosas

Algumas pessoas armada saíram do funeral para e responder aos tiros, disse a polícia em um comunicado à imprensa, descrevendo duas facções em guerra.

O incidente deixou feridos. Uma mulher de 18 anos foi baleada na perna e um homem de 25 anos baleado na pélvis. Segundo a polícia, eles foram levados para o hospital com ferimentos não fatais. Uma mulher grávida também foi levada ao hospital com dores abdominais, acrescentou Lewis.

“Em meio a todos os gritos e choro, eu ainda podia ouvir os membros da minha equipe dizendo a todos para se esconderem atrás das paredes, entrarem nesta sala, e que não saíssem”, disse Lewis, sobre o caos naquele momento.

“Do lado de fora, eu tinha ministros acenando para as pessoas entrarem rapidamente. Então, eles entraram e protegeram o prédio. Quando eles pegaram todas as pessoas que estavam entrando, eles trancaram as portas.”

O pastor Dwayne Lewis e sua esposa Alexis. (Captura de tela/WZTV)

Adolescentes e jovens

A maioria dos participantes do funeral era de adolescentes e jovens adultos, na faixa dos 30 anos.

“Somos uma igreja comunitária. Permitiremos que nossa comunidade use a igreja para coisas diferentes, especificamente funerais”, disse Lewis sobre a congregação Batista do Sul. “Esta família não tinha uma igreja nem nada, então é por isso que permitimos que eles usassem nossas instalações.”

Sem danos

Nem o falecido nem os enlutados eram membros da Igreja New Season, e a igreja não foi danificada na tragédia.

“Sempre que tem enterro na Igreja New Season, a gente faz um convite. Nem mesmo um minuto depois disso, foi quando todos os tiros foram disparados, do lado de fora do prédio”, disse Lewis. “Não houve absolutamente nenhum tiroteio ocorrendo de dentro da igreja”.

“Minha equipe ministerial passou por treinamento de atirador ativo e eles aplicaram essas políticas durante este tiroteio. Eles protegeram o prédio e também as pessoas.”

A New Season está revisando suas políticas para esse tipo de evento comunitário.

“Estamos falando sobre isso agora. Isso é tão novo e ainda estou processando tudo isso. Mas vamos fazer mais perguntas. Faremos perguntas diretas, se eles estiverem envolvidos em gangues, e perguntas mais diretas sobre afiliações”, disse Lewis. “É lamentável que tenhamos que fazer isso, mas é óbvio que precisamos, por causa da violência armada que está ocorrendo.”

Segurança

A igreja tem sua própria equipe de segurança, mas provavelmente exigirá que os responsáveis ​​pelo evento forneçam segurança específica para os eventos, disse o pastor.

Ele afirmou que a New Season permanecerá aberta à comunidade, e encoraja outras congregações a fazerem o mesmo.

“Temos que disponibilizar nossas igrejas para o mundo”, disse o pastor, “porque há muitas pessoas que não vão à igreja. Então, se for um funeral, se for um casamento, acho que precisamos ter políticas para abrir nossas portas para isso”.

“E alguns deles, a única vez que vão a uma igreja é durante um funeral e eu vi isso durante este funeral”, disse ele. “Noventa e cinco por cento das pessoas na igreja durante este funeral eram pessoas que não frequentavam a igreja.”

Sem Bíblia

O pastor falou que durante o funeral perguntou às pessoas quantas tinham uma Bíblia em casa.

“De 200 pessoas, provavelmente 15 a 20 levantaram a mão”, disse ele. “Foi muito interessante compartilhar com as pessoas sobre não dar valor à vida, não dar valor aos entes queridos e não dar valor a Deus.”

A New Season realizou seu culto de domingo em 27 de novembro com um santuário lotado de fiéis, disse Lewis.

A polícia não anunciou nenhuma prisão no caso. Uma ordem do Tribunal Juvenil foi emitida para Alarenta Waters, 17, que é acusado de matar Johnson a tiros, disseram as autoridades. A polícia acredita que Waters atirou em um carro em que Johnson estava depois que o rapaz brigou com a irmã de Waters.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições