Igrejas de Miami oram por milagres e apoiam 150 famílias após desabamento de edifício

As igrejas locais e grupos cristãos se uniram numa grande força-tarefa para oferecer apoio espiritual a equipes de busca e a familiares das vítimas do desastre, e estão levantando um fundo de ajuda.

Fonte: Guiame, com informações de Christianity Today Atualizado: segunda-feira, 28 de junho de 2021 às 13:24
Depois de ouvir a notícia do colapso do prédio do condomínio, os moradores se agarram uns aos outros em Miami, EUA. (Foto: Billy Graham Association).
Depois de ouvir a notícia do colapso do prédio do condomínio, os moradores se agarram uns aos outros em Miami, EUA. (Foto: Billy Graham Association).

Assim que o desabamento do edifício de condomínio Champlain Towers South, em Miami, foi noticiada na quinta-feira (24), as igrejas da cidade se mobilizaram para ajudar na tragédia. As congregações foram ao local oferecer apoio espiritual a socorristas e às famílias dos mais de 150 desaparecidos e se reuniram para orar por milagres, durante os dias de buscas que seguiram. 

O pastor da Calvary Chapel em Miami Beach, JP Funk, lembra de ter acordado na manhã de quinta-feira com a notícia devastadora, dois de seus membros moravam no prédio, que fica apenas 1km de distância de sua igreja. “Você pode ver a fumaça das ruínas fumegantes que lembram o 11 de setembro”, disse ele ao Christianity Today. 

O prédio de 12 andares, localizado à beira mar, era o lar de aposentados estrangeiros, imigrantes sul-americanos e judeus ortodoxos. A igreja mais próxima fica do outro lado da rua, uma congregação latina, chamada Casa.

A Casa Church disponibilizou o seu prédio para a polícia e os membros, rapidamente, trouxessem lanches e bebidas para abastecer as equipes de resgate. Além de entregar as refeições, os cristãos também entregavam palavras de encorajamento. 

Já a Calvary Chapel conseguiu permissão para montar uma tenda ao lado do prédio desabado para ministrar a todos que necessitarem, cobrindo o local em oração. À medida que os dias se passavam sem mais moradores terem sido encontrados nos destroços, o foco das orações passou a ser o consolo em meio ao luto.

“Na sexta-feira, junto com [a oração por milagres], nosso foco tem sido a compaixão e a presença de Deus em meio à crise em um nível humano. Oramos para que as famílias recuperem rapidamente os restos mortais de seus entes queridos, pois isso causa grande angústia, uma vez que é mais provável que tenham morrido”, afirmou o pastor Funk.

Vigílias de oração e arrecadação de doações

Grupos cristãos de fora de Miami também foram enviados para oferecer apoio espiritual durante a tragédia, como os capelães especializados em crises da Associação Evangelística Billy Graham e um grupo de 40 pessoas da Missão JOCUM. 

“Oro para os familiares daqueles que vivem no edifício esperando para saber se seus entes queridos estão seguros ou não. A Bíblia nos diz: Deus é nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”, declarou Franklin Graham.

As igrejas locais também estão realizando vigílias de oração e arrecadando doações para as famílias das vítimas. 

A Casa Church cancelou seus cultos presenciais no domingo, e está cultuando online e orando durante a semana pelo desastre. A congregação organizou uma arrecadação e recebeu ajuda da Igreja Vous, de Rich Wilkerson

A Church by the Sea dedicou sua celebração de domingo para interceder pela tragédia e levantar fundos de ajuda. “Fortalece-nos para que possamos ajudar a carregar o fardo daqueles que sofrem, aqueles cheios de preocupação e pesar; e aqueles que ainda esperam ouvir sobre seus entes queridos”, escreveram os líderes Rob e Barbara Asinger, no Facebook da denominação.

A Sinagoga de Bal Harbour, cujo grande parte de sua comunidade judaica morava no prédio desabado, já arrecadou mais de meio milhão para o fundo de socorro. Segundo o Rabino Sholom D. Lipskar, assim como seus vizinhos cristãos, a sinagoga está orando por milagres "porque as circunstâncias são muito, muito sombrias".



Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições