Líder ateu lamenta declínio do cristianismo na Europa: “É uma religião benigna”

Richard Dawkins alertou os ateus a não celebrarem o declínio do cristianismo na Europa, evidenciado por uma pesquisa.

Fonte: Guiame, com informações de CBN NewsAtualizado: terça-feira, 27 de março de 2018 às 13:39
O biólogo evolucionista Richard Dawkins lamenta declínio do cristianismo na Europa. (Foto: Jay Williams/Telegraph)
O biólogo evolucionista Richard Dawkins lamenta declínio do cristianismo na Europa. (Foto: Jay Williams/Telegraph)

Diante dos índices que mostram o declínio do cristianismo na Europa, o biólogo evolucionista Richard Dawkins advertiu os ateus a não comemorarem a notícia.

“Antes de nos alegrarmos com a agonia da religião cristã, que é relativamente benigna, não devemos esquecer os versos ameaçadores de Hilaire Belloc: ‘Se mantenha sempre a espera da enfermeira, por medo de encontrar algo pior’”, disse ele na última quarta-feira (21) no Twitter.

Sua afirmação foi uma análise de uma recente pesquisa publicada pelo Centro Bento XVI para a Religião e Sociedade, que mostra que a maioria dos jovens europeus entre 16 e 29 anos não se identificam com nenhuma religião.

O estudo mostra que o número mais elevado de jovens afastados das religiões está em países como República Checa (91%), Estônia (80%) e Suécia (75%). Os países europeus com menos jovens afastados da religião são Polônia (27%), Lituânia (25%) e Áustria (37%).

Embora Dawkins seja ateu, ele acredita que o cristianismo traz muitos benefícios para a sociedade, em comparação com outras religiões extremistas. “Não há cristãos, até onde eu sei, explodindo prédios. Não conheço nenhum homem-bomba cristão. Eu não conheço nenhuma denominação cristã importante que acredite que a penalidade pela apostasia é a morte. Tenho sentimentos mistos sobre o declínio do cristianismo, na medida em que o cristianismo pode ser um baluarte contra algo pior”, disse ele ao jornal britânico The Times.

“É tentador dizer que todas as religiões são ruins — e eu digo que todas as religiões são ruins — mas é uma tentação pior dizer que todas as religiões são igualmente ruins, porque não são. Se você olhar para o impacto real que as diferentes religiões têm sobre o mundo, é bastante evidente que, atualmente, a religião mais maligna do mundo é o Islã”, ele declarou ao Telegraph.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições