Local sagrado do Islã, Mesquita de Meca sofre ataque de 30 mil gafanhotos

Inseto é considerado praga na Bíblia e foi enviado ao Egito por Deus para forçar a libertação dos hebreus.

Fonte: Guiame, com informações da NewsweekAtualizado: quinta-feira, 17 de janeiro de 2019 às 14:50
Dezenas de milhares de gafanhotos invadem Meca (Foto: Reprodução/Twitter)
Dezenas de milhares de gafanhotos invadem Meca (Foto: Reprodução/Twitter)

O lugar mais sagrado para os muçulmanos, a Grande Mesquita na cidade sagrada de Meca, na Arábia Saudita, foi invadido por um enxame de gafanhotos no final de semana passado. O local recebe milhões de peregrinos todos os anos e faz parte do roteiro obrigatório para cada muçulmano visitar pelo menos uma vez em sua vida.

Estima-se que a gigantesca nuvem tinha cerca de 30 mil gafanhotos negros, o que demandou grande esforço das autoridades para limpar o local.

Fieis que estavam na Grande Mesquita foram incomodados com a invasão dos insetos. Imagens dos gafanhotos zunindo em torno de luminárias, agarrando-se a superfícies de mármore e até mesmo cobrindo peregrinos orando foram espalhadas pelas mídias sociais.

De acordo com informações da Newsweek, o município de Santa Meca emitiu um comunicado na segunda-feira (14) respondendo ao enxame das chamadas "baratas noturnas", dizendo que havia despachado "22 equipes com 138 indivíduos e 111 aparelhos" para combater as pragas.

Praga

A primeira referência feita na Bíblia aos insetos aparece em Êxodo. Os gafanhotos foram a oitava praga que Deus enviou ao Egito, a fim de forçar Faraó libertar os hebreus da escravidão. Antes Deus disse ao rei: “Até quando você se recusará a humilhar-se perante mim? Deixe ir o meu povo, para que me preste culto” (Êxodo 10:3).

Nos versículos 4 a 6 do mesmo livro, Deus mostra o cenário aterrador que os egípcios enfrentariam com aquela praga: “Se você não quiser deixá-lo ir, farei vir gafanhotos sobre o seu território amanhã. Eles cobrirão a face da terra até não se poder enxergar o solo. Devorarão o pouco que ainda lhes restou da tempestade de granizo e todas as árvores que estiverem brotando nos campos. Encherão os seus palácios e as casas de todos os seus conselheiros e de todos os egípcios: algo que os seus pais e os seus antepassados jamais viram, desde o dia em que se fixaram nesta terra até o dia de hoje’”.

Outra passagem bíblica também se refere ao inseto como símbolo de demônios. O profeta Joel descreve quatro tipos de insetos nessa condição: a lagarta, o gafanhoto, a locusta e o pulgão (Joel 1:4). Eles foram liberados por Deus para destruição de plantações daqueles que eram desobedientes e infiéis.

Limpeza

As equipes tinham como alvo específico “locais de reprodução e coleta”, como áreas de saneamento e drenos de água. O município disse que estava “aproveitando todos os esforços, capacidades e possibilidades disponíveis para eliminar esses insetos no interesse da segurança dos hóspedes da casa sagrada de Deus”.

Limpeza do local que teve invasão de gafanhotos em Meca. (Foto: Reprodução/Twitter)

Apesar de ser um grande incômodo, os gafanhotos não são conhecidos por transmitir doenças aos seres humanos, nem mordem ou picam. Mohammed al-Zafar, chefe do Departamento de Proteção Vegetal da Faculdade de Ciências Alimentícias e Agrícolas da Universidade King, disse ao jornal local Sabq na segunda-feira (14) que as “baratas do campo” são da família Gryllidae e mais relacionadas a gafanhotos e grilos do que baratas domésticas.

Zafar disse à agência de notícias que os habitantes locais deveriam se abster de comer ou vender os insetos, mesmo eles não sendo transmissores de doenças. Ele que o fenômeno natural provavelmente está relacionado às recentes chuvas. Ele estimou que 30.000 gafanhotos haviam descido a Meca, observando que enxames maiores poderiam chegar às centenas de milhares.

Repercussão

Mesmo com as explicações, os usuários de mídias sociais fizeram comentários com conotações religiosas sobre o evento. O motivo de enxames de gafanhotos como uma forma de punição divina aparece em todas as tradições abraâmicas, que incluem o judaísmo, o cristianismo e o islamismo.

Uma mulher disse que era a primeira vez que via aquela situação. “Esta é a primeira vez na história que estas coisas entraram dentro do Haram Santo! Eu vi os gafanhotos realmente assustadores. Deus salve as duas mesquitas sagradas de todos os males”.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições