Mãe de advogado cristão chinês desaparecido escreve carta emocionante para o filho

O advogado Zhang Kai passou boa parte de sua carreira defendendo igrejas da crescente perseguição religiosa em seu país, mas desde que foi preso, meses atrás, permanece desaparecido.

Fonte: Guiame, com informações do Christian TodayAtualizado: quarta-feira, 28 de outubro de 2015 às 11:39

A mãe de um advogado cristão chinês proeminente dos direitos humanos publicou uma carta aberta, angustiante, que havia escrito para seu filho, que desapareceu, desde que foi preso em agosto, na China.

Zhang Kai passou boa parte de sua carreira defendendo igrejas da crescente perseguição religiosa em seu país. Ele tem sido um crítico ferrenho do histórico do presidente chinês, Xi Jinping com relação ao respeito aos direitos humanos e ofereceu assessoria jurídica para as igrejas que enfrentam violações, como a remoção das cruzes de seus templos, pela repressão estatal da China sobre símbolos religiosos.

No entanto, em agosto, Zhang foi preso pela polícia, enquanto em uma igreja em Wenzhou, província de Zhejiang. Ele foi acusado de "pôr em perigo a segurança do Estado" e "perturbar a ordem pública" para a indignação de organizações de direitos humanos e grupos de lobby.

Desde sua prisão, Zhang desapareceu e há relatos de que ele esteja enfrentando uma pena de prisão grave ou a pena de morte sem ter acesso a representação legal (advogados).

Na última terça-feira (27), a mãe de Zhang publicou uma carta emocionante, que seria enviada para o advogado, lamentando seu desaparecimento e pedindo notícias de seu paradeiro.

"Seus advogados e eu não temos mesmo o menor sinal de informação sobre a sua situação, agora que você já foi levado", ela escreveu na carta publicada pela ChinaAid.

"Hoje em dia, estou muito chateada. Não há nada em minha mente, exceto sua falta. Eu quero controlar a mim ao meu estado de espírito, mas sua sombra constantemente aparece diante de meus olhos".

A mãe de Zhang falou das realizações de seu filho e sua determinação na buscar pela justiça. Apesar da excelência acadêmica, Zhang resistiu aos argumentos de sua mãe, que insistia que ele deveria ter um emprego ligado ao governo.

"Quando você se formou na faculdade, você passou no exame final com o segundo resultado mais elevado em toda a cidade", escreveu ela. "Você teve sucesso, porque você estudou bem e tem uma base sólida".

"Você lutou contra a injustiça social e os desafios perigosos. Era necessário que você se pressionasse tanto? Você disse: 'Se um soldado sabe do que ele precisa para derrotar o seu inimigo no campo de batalha, ele não vai fazê-lo? Devo fazer isso e eu não posso temer os riscos. Eu devo me ocupar em fazer o que é certo".

Em sua carta comovente e poderosa, a mãe de Zhang oferece uma visão com relação à vida sob o regime do governo chinês. Ela escreveu temer pela vida de seu filho e pediu para que ele retornasse.

"Estou com medo, em apuros e extremamente nervosa sobre sua situação. [...] Meus amigos e colegas o elogiam como 'meu bom filho'. Eu deveria me sentir orgulhosa, mas ao invés disso eu estou consumida pela preocupação e pelo medo".

A mãe de Zhang, que não foi identificado na carta, terminou com uma nota de otimismo, dizendo que esperava que o atual governo chinês chegue rapidamente ao fim. Quanto a Zhang, seu destino permanece desconhecido.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições