Mais 261 igrejas deixam a Metodista Unida por teologia pró-LGBT, nos EUA

A segunda maior denominação dos EUA já perdeu mais de 6 mil congregações desde 2019, devido a debates sobre casamento gay.

Fonte: Guiame, com informações de Christian HeadlinesAtualizado: quinta-feira, 23 de novembro de 2023 às 13:43
Conferência anual da UMC da Geórgia do Norte. (Foto: Facebook/North Georgia Conference of the United Methodist Church).
Conferência anual da UMC da Geórgia do Norte. (Foto: Facebook/North Georgia Conference of the United Methodist Church).

Mais 261 congregações deixaram a Igreja Metodista Unida (UMC) nos Estados Unidos, por não concordarem com sua teologia pró-LGBT.

No último sábado (18), durante uma conferência anual da denominação na Geórgia do Norte, as igrejas tiveram sua desfiliação aprovada, se unindo às mais de 6 mil congregações desfiliadas em todo o país.

As mais de 200 congregações desfiliadas constituem uma percentagem importante das quase 700 igrejas da UMC no estado.

Na Geórgia do Sul, 93 igrejas também deixaram a denominação, em maio deste ano.

Teologia progressista

Embora a UMC – a segunda maior denominação dos EUA – continue proibindo a ordenação de ministros homossexuais não celibatários e o casamento de pessoas do mesmo sexo, muitos líderes e membros progressistas se recusam a impor ou seguir essas regras.

Por causa disso, desde 2019, centenas de congregações saíram da Igreja Metodista Unida. De acordo com o UM News, a maioria das saídas aconteceram em 2022 e neste ano.

Muitas igrejas estão tendo dificuldades para sair da Metodista, porque algumas convenções regionais exigiram valores altos para a desfiliação. 

O obstáculo financeiro levou centenas de congregações a entrarem com ação legal em estados como Flórida, Geórgia e Maryland.

Em maio de 2022, a UMC se dividiu, com o lançamento da Igreja Metodista Global, uma nova denominação conservadora que se separou da Igreja Metodista Unida, após décadas de debates sobre casamentos LGBTQ.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições