Médico investigado por orar por pacientes tem vitória no tribunal

O Dr. Richard Scott, de 62 anos, foi submetido a medidas disciplinares pelo Serviço Nacional de Saúde (NHS), na Inglaterra.

Fonte: Guiame, com informações de Christian Concern Atualizado: quarta-feira, 28 de setembro de 2022 às 15:41
O Dr. Richard Scott, de 62 anos, foi punido por oferecer orações aos pacientes. (Foto: Reprodução/YouTube/Christian Concern).
O Dr. Richard Scott, de 62 anos, foi punido por oferecer orações aos pacientes. (Foto: Reprodução/YouTube/Christian Concern).

Um médico cristão, na Inglaterra, que foi investigado e punido durante três anos por orar pelos pacientes, ganhou uma ação contra o Serviço Nacional de Saúde (NHS), na segunda-feira (26).

Representado pelo Christian Legal Centre, o Dr. Richard Scott, de 62 anos, contestou na justiça as medidas disciplinares impostas a ele pela NHS.

Ao longo de 2019 a 2021, o Serviço Nacional de Saúde ameaçou remover o médico de sua lista de profissionais, caso Scott não se submetesse às condições obrigatórias, como participar de um curso de 'limites profissionais' de três dias, para redefinir sua abordagem de fé com os pacientes.

O curso que o médico cristão foi obrigado a frequentar é voltado para profissionais que cometeram assédio sexual no consultório. 

Ao contestar sua participação no curso, Scott foi informado que precisaria passar por uma avaliação psicológica para recusar a medida disciplinar.

Mesmo o Conselho Médico Geral (GMC), em 2019 e 2020, ter entendido que o médico não havia violado nenhuma de suas diretrizes e que “a discussão de fé nas consultas não é proibida”, o NHS abriu um processo contra Scott.

Porém, durante a sessão no Ashford Tribunal Hearing na segunda-feira (26), os advogados do NHS concordaram que o Dr. Scott tem liberdade de orar pelos pacientes, desde que siga as orientações do Conselho Médico Geral.

Segundo o médico cristão, ele sempre ofereceu oração aos pacientes, obedecendo às diretrizes profissionais, e que as queixas contra eles foram planejadas por grupos seculares e denunciantes anônimos.

Intolerância religiosa

Para Scott, que atua na medicina há 35 anos, o processo contra ele foi uma “caça às bruxas implacável”.

“Infelizmente, tenho visto uma profunda intolerância de algumas partes do NHS em relação às crenças cristãs e uma completa falta de compreensão do que é a oração e como ela impacta positivamente a vida das pessoas”, afirmou ele ao Christian Concern.

E concluiu: “O preço para mim e minha família nos últimos anos foi imenso e espero que o assunto esteja finalmente encerrado. Espero que este resultado seja como um encorajamento para outros profissionais cristãos de que é mais do que ‘ok’ compartilhar sua fé e que vale a pena lutar pela liberdade”.

Andrea Williams, executiva-chefe do Christian Legal Center, comemorou a vitória do cristão no tribunal.

“Estamos muito satisfeitos que Richard Scott tenha sido novamente justificado e que a justiça tenha prevalecido”, declarou Williams.

E ressaltou: “Não há evidência de que a prática do Dr. Scott de orar com seus pacientes tenha interferido de alguma forma na entrega de um excelente tratamento – na verdade, muito pelo contrário. Ele viu muitos pacientes se livrarem do vício em bebidas e drogas e se tornarem membros ativos da sociedade por meio de seus cuidados espirituais”.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições