'Minha Bíblia', novo aplicativo da SBB, tem o maior número de Bíblias de Estudos online do país

O "Minha Bíblia SBB" foi apresentado ao público na última sexta-feira (28), durante o XI Fórum de Ciências Bíblicas que aconteceu no Centro de Eventos do Museu da Bíblia, em Barueri, São Paulo.

Fonte: Guiame, Luana NovaesAtualizado: quinta-feira, 3 de setembro de 2015 às 15:03

 

O "Minha Bíblia SBB" foi apresentado ao público durante o XI Fórum de Ciências Bíblicas, em São Paulo. (Foto: Guiame/ Marcos Paulo Corrêa)

 

A tecnologia é a ciência que evolui mais rápido nos dias atuais. Dentro de uma população de cerca de 7 bilhões de pessoas no mundo, mais de 3 bilhões têm acesso à internet e outras 4 possuem aparelhos celulares. Dados como esses impulsionaram a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) a alcançarem mais pessoas com as Escrituras através de um aplicativo.
 
O "Minha Bíblia SBB" foi apresentado ao público na última sexta-feira (28), durante o XI Fórum de Ciências Bíblicas que aconteceu no Centro de Eventos do Museu da Bíblia, em Barueri, São Paulo.
 
O aplicativo vem sendo desenvolvido há 1 ano e meio, conta Elismar Vilvock, gerente de desenvolvimento de publicações digitais da SBB. Disponível para Android e iPhone, o diferencial da plataforma é oferecer não apenas as Escrituras, mas uma Bíblia de Estudos.
 
É a primeira vez que a tradução Almeida Revista e Atualizada é disponibilizada gratuitamente em um aplicativo. Além dela, outras três traduções da Bíblia em português farão parte da plataforma: Almeida Revista e Corrigida (ARC), Nova Tradução na Linguagem de Hoje (NTLH) e Tradução Brasileira (TB) — todas com opção de leitura offline.
 

Elismar Vilvock, gerente de desenvolvimento de publicações digitais da SBB. (Foto: Guiame/ Marcos Paulo Corrêa)
 
Além disso, o aplicativo irá disponibilizar oito Bíblias de Estudos para compra, que podem ser adquiridas diretamente pelo app e lidas online. De forma gratuita, a plataforma concede apenas as primeiras linhas das notas de estudos em diversos trechos bíblicos. O restante das notas pode ser lido pelos usuários que fizeram a compra.
 
Diversas funcionalidades como os realces nos textos, adição de notas pessoais, compartilhamento de versículos nas redes sociais e sincronização do conteúdo pessoal para outros aparelhos a partir da mesma conta de usuário fazem parte do novo app. Mas a SBB promete melhorias e novas versões em breve.
 
Para os próximos meses, os planos de leitura bíblica são uma das promessas. Outro ponto a ser desenvolvido são as Bíblias de Estudo, que passarão a conter informações além das notas, como os quadros, introduções de livros, mapas, imagens e todo o conteúdo existente no papel. Um número mais abrangente de idiomas também estará disponível nas novas versões, incluindo o grego e o hebraico.
 
"Esse ano estamos em um período de piloto, para sentir como o aplicativo está sendo recebido nessa primeira versão", ressalta Vilvock, afirmando que, no momento, esse já é o app brasileiro com o maior número de Bíblias de Estudos.
 
Bíblia e Tecnologia
 
Durante a palestra de apresentação da plataforma, Nelson Saba, consultor para Estratégias Digitais da SBB, explicou que levar o Evangelho ao mundo digital é comparável a levar a Bíblia a uma outra língua e cultura.
 

Nelson Saba, consultor para Estratégias Digitais da SBB e ao fundo, Erní Seibert, secretário de Comunicação, Ação Social e Arrecadação. (Foto: Guiame/ Marcos Paulo Corrêa)
 
"As igrejas tradicionais resistem às novas mídias. É algo que eu vejo que está mudando, mas que temos que prestar atenção. Um pastor pode não entender o mundo digital, mas com certeza os jovens da igreja entendem e podem ter a oportunidade de exercer esse ministério", disse ele.
 
Diante dos desafios, Saba enxerga inúmeras oportunidades: "O digital ignora distância geográfica e fronteiras, a evangelização pode ter alcance global e sem precedentes das diásporas. Com o digital, a efetividade do conteúdo pode ser medida e melhorada", apontou o consultor.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições