O pastor Gedelti Gueiros, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata, faleceu madrugada deste sábado (5), em decorrência de complicações cardíacas.
Nos últimos dias, a denominação mobilizou seus membros em oração pelo pastor de 93 anos, que estava hospitalizado após sofrer um infarto.
A confirmação do falecimento do líder religioso, ocorrido em Vila Velha, na Grande Vitória, foi divulgada pela Igreja em suas redes sociais. A nota informa que, em breve, serão divulgados os detalhes sobre o velório e o sepultamento.
Gedelti Gueiros
Nascido em 1931, em Bom Jesus do Itabapoana (RJ), Gedelti veio de uma família com raízes profundas no protestantismo. Ele se mudou ainda jovem para Vila Velha (ES), onde viveu até o fim da vida.
Formado em Odontologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) em 1954, Gedelti se especializou nos EUA em implantes e metal cerâmica. Ele também lecionou na universidade e serviu à Marinha do Brasil.
Por mais de cinco décadas, Gedelti liderou a Maranata, que hoje tem mais de 5.000 templos no Brasil, e em mais de 100 países de todos os continentes.
Mesmo com idade avançada, o líder participava ativamente das transmissões nacionais e era considerado o principal referencial espiritual da denominação.
A Igreja Cristã Maranata, como instituição religiosa, nasceu em janeiro de 1968, no município de Vila Velha, Estado do Espírito Santo, “com o objetivo de adorar a Deus e pregar o evangelho conforme as escrituras do Velho e Novo Testamento como única regra de fé e prática”, diz o site oficial da instituição.
Depoimentos
O falecimento do pastor foi lamentado por autoridades e amigos. O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), usou as redes sociais para lamentar a morte do pastor, além de anunciar luto oficial de três dias no estado.
"Com profundo pesar, recebo a notícia do falecimento do Pastor Gedelti Gueiros, fundador da Igreja Cristã Maranata. Um homem de fé, que dedicou sua vida ao Evangelho e tocou milhares de pessoas com sua missão. Minha solidariedade a sua família e à Igreja Maranata. Decretarei luto oficial de três dias em sua memória", publicou o governador.
Senador pelo estado do Espírito Santo, Magno Malta (PL-ES) também manifestou pesar pela morte do líder da Maranata:
“Com imenso pesar, recebo a notícia do falecimento do Pastor Gedelti Gueiros, fundador e presidente da Igreja Cristã Maranata. Tive com ele uma ligação histórica, profunda e marcada por fé, respeito e admiração”, escreveu em seu Instagram.
“Seu legado ultrapassa templos e fronteiras. Ele não foi apenas um líder – foi um servo que ousou crer, construir e pastorear com coragem por mais de cinco décadas.”
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), decretou o luto oficial de três dias na capital capixaba.
"A Prefeitura de Vitória (ES) manifesta profundo pesar pelo falecimento do pastor Gedelti Victalino Teixeira Gueiros, ocorrido na madrugada deste sábado, 5 de julho de 2025, aos 93 anos, em Vila Velha. Em reconhecimento à sua trajetória e relevância, o prefeito Lorenzo Pazolini decretou luto oficial de três dias no município. A Prefeitura de Vitória se solidariza com os familiares, amigos e membros da Igreja Cristã Maranata, reconhecendo a grande perda que representa a partida do pastor Gedelti Gueiros para toda a sociedade capixaba. Sua vida permanecerá como exemplo de fé, sabedoria e dedicação ao bem comum."
Colunista do Guiame, o pastor Cláudio Modesto, que foi diácono e líder em uma das igrejas Maranata do Rio de Janeiro, também lamentou:
“Com pesar recebo a notícia da partida do Pastor Gedelti Gueiros. Aos 18 anos, fui enviado em minha primeira missão internacional à Bolívia, onde vivemos grandes milagres em Puerto Suárez, Santa Cruz de La Sierra e La Paz. Levo comigo os frutos dessa visão que marcou minha vida para sempre.”
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições