Não existe 'gene gay', conclui amplo estudo genético internacional

O estudo foi noticiado pela revista Science News e tem se tornado uma relevante argumentação no debate sobre explicações científicas para a homossexualidade.

Fonte: Guiame, com informações da Science NewsAtualizado: sexta-feira, 30 de agosto de 2019 às 14:16
Militantes LGBT participam de manifestação. (Foto: Getty Immages)
Militantes LGBT participam de manifestação. (Foto: Getty Immages)

A publicação do maior estudo de todos os tempos sobre os papéis dos genes no comportamento homossexual está se tornando uma relevante argumentação no debate sobre se ser gay é devido a genes ou se é uma questão de comportamento.

Relatado pela primeira vez em uma conferência de genética em 2018, o estudo que reuniu cientistas dos EUA e Reino Unido encontrou cinco variantes genéticas associadas a ter um parceiro sexual do mesmo sexo (SN: 20/10/18). Mas essas variantes, chamadas SNPs, não prevêem o comportamento sexual das pessoas, relatam pesquisadores na edição revista Science, publicada nesta sexta-feira, 30 de agosto.

"Não existe um 'gene gay' que determine se alguém tem parceiros do mesmo sexo", diz Andrea Ganna, geneticista do Broad Institute of MIT e Harvard e da Universidade de Helsink.

Estudos familiares sugeriram que a genética é responsável por cerca de 32% da herança do comportamento homossexual. Mas cada SNP, ou polimorfismo de nucleotídeo único, tem um efeito muito pequeno sobre se alguém já teve um parceiro sexual do mesmo sexo, segundo a nova pesquisa.

Levando em consideração todos os SNPs medidos no estudo, incluindo aqueles que não foram estatisticamente associados significativamente ao comportamento homossexual, a pesquisa apontou apenas 8 a 25% da herança do comportamento homossexual. Ao considerar apenas esses cinco SNPs estatisticamente significativos, esse número cai para muito menos de 1%.

Mas essas variantes podem apontar para processos biológicos envolvidos na escolha de parceiros sexuais, dizem os pesquisadores. Por exemplo, uma variante identificada no estudo foi ligada à calvície masculina e outra à capacidade de identificar pelo olfato certos produtos químicos que podem afetar a atração sexual.

"O estudo é um grande passo em frente por causa de seu enorme tamanho", diz J. Michael Bailey, psicólogo da Northwestern University em Evanston, Illinois, que trabalhou em outros projetos de pesquisa sobre genética e orientação sexual, mas não participou deste trabalho especificamente. A ampla pesquisa incluiu mais de 470.000 pessoas, superando a pesquisa anterior.

"Este é o primeiro estudo em que podemos ter certeza de que eles identificaram variantes genéticas associadas a um aspecto do comportamento homossexual", diz Bailey. "Fui coautor de alguns estudos genéticos moleculares anteriores, que eram muito mais tênues. Eu acredito que esses resultados serão replicados".

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições