Novo presidente eleito da Zâmbia é cristão e promete uma “democracia melhor”

Hakainde Hichilema venceu as eleições com um milhão de votos a mais que seu rival, o ex-presidente Edgar Lungu.

Fonte: Guiame, com informações do Notícias Adventistas e Correio BrazilienseAtualizado: sexta-feira, 20 de agosto de 2021 às 15:37
Hakainde Hichilema venceu as eleições com um milhão de votos a mais que seu rival, o ex-presidente Edgar Lungu. (Foto: Citizens News).
Hakainde Hichilema venceu as eleições com um milhão de votos a mais que seu rival, o ex-presidente Edgar Lungu. (Foto: Citizens News).

A Zâmbia acabou de eleger seu novo presidente. O líder da oposição, Hakainde Hichilema, venceu as eleições com um milhão de votos a mais que seu rival, o ex-presidente Edgar Lungu. O anúncio foi feito pela comissão eleitoral nesta segunda-feira (16), em mensagem transmitida pela televisão. 

Hakainde Hichilema, de 59 anos, é cristão e membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Ele ganhou de Edgar Lungu, que governava o país desde 2015, com 8 milhões de votos a seu favor contra 1,8 milhão de Lungu. 

O novo líder do país africano denunciou o governo anterior por seu “regime brutal” e prometeu uma "democracia melhor", em discurso após as eleições. “Serei o presidente de todos os zambianos, dos que votaram em mim e dos que não votaram'', declarou.

Enquanto os votos eram contados, centenas de pessoas com roupas de festa, balançando bandeiras, comemoram em frente à casa de Hichilema, onde dançavam e soavam buzinas de carros.

Hichilema, apelidado de "HH", nasceu no sul da Zâmbia em uma família de baixa renda. Ele se formou na Universidade de Zâmbia com uma bolsa de estudo. Mais tarde, estudou negócios e finanças na Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e tornou-se um empresário conhecido na área de pecuária e financeiro. 

Em 2019, Hichilema foi batizado na Igreja Adventista, enquanto sua esposa, Mutinta Hichilema, já era batizada há mais tempo. O agora presidente também é membro do Distrito Missionário de Chilanga, da Associação de Lusaka. Junto com sua esposa, têm três filhos.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições