"Os dias do socialismo e do comunismo estão contados", afirma Trump

Donald Trump disse em discurso em Miami que o socialismo é a raiz da crise humanitária na Venezuela.

Fonte: Guiame, com informações do The HillAtualizado: terça-feira, 19 de fevereiro de 2019 às 20:40
Presidente dos EUA, Donald Trump, fala sobre a crise na Venezuela durante uma visita à Universidade Internacional da Flórida em Miami. (Foto: Reuters/Kevin Lamarque)
Presidente dos EUA, Donald Trump, fala sobre a crise na Venezuela durante uma visita à Universidade Internacional da Flórida em Miami. (Foto: Reuters/Kevin Lamarque)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou a ideologia socialista promovida por países como a Venezuela, destacando que o socialismo na América do Norte e do Sul estão com “os dias contados”.

“Os dias do socialismo e do comunismo estão contados não só na Venezuela, mas também na Nicarágua e Cuba”, disse Trump a uma multidão reunida em Miami nesta segunda-feira (18). “Na Venezuela e em todo o hemisfério ocidental, o socialismo está morrendo e a liberdade, a prosperidade e a democracia estão renascendo”.

O discurso de Trump fez apoio à tentativa do líder da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, de retirar do poder o atual presidente, Nicolás Maduro. Os EUA são um dos vários países que reconheceu Guaidó como o presidente em Caracas.

O presidente norte-americano destacou que o socialismo está na raiz da crise humanitária da Venezuela. “Anos de regime socialista levaram esse país, que já prosperou, à beira da ruína”, disse Trump.

“O socialismo, por sua própria natureza, não respeita fronteiras. Não respeita os limites ou os direitos soberanos de seus cidadãos ou vizinhos. Está sempre buscando expandir, invadir e subjugar os outros à sua vontade”, acrescentou.

Suas críticas também se estenderam a Cuba e Nicarágua, afirmando que as nações teriam “grande potencial” se o socialismo e o comunismo fossem retirados delas.

Trump tem adotado a crise na Venezuela para fazer críticas ao socialismo de forma mais ampla. No discurso do Estado da União no início do mês, Trump condenou “a brutalidade do regime de Maduro, cujas políticas socialistas transformaram essa nação que poderia ser a mais rica da América do Sul num Estado de extrema pobreza e desespero”.

“Aqui, nos Estados Unidos, estamos alarmados com os novos apelos para adotar o socialismo em nosso país. A América foi fundada na liberdade e na independência — não na coerção, dominação e controle do governo”, destacou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições