Papa Francisco defende comunhão para divorciados que se casam novamente: "Nada de portas fechadas"

"Essas pessoas não são excomungados e não devem ser tratadas como tal", exclama o pontífice

Fonte: Guiame, com informações da Agência Brasil / iGAtualizado: quinta-feira, 6 de agosto de 2015 às 15:36
Papa francisco
Papa francisco

Está previsto para outubro o Sínodo dos Bispos, evento católico que tratará alguns temas polêmicos como o divórcio, por exemplo. Antecipando o assunto, o Papa Francisco defendeu os divorciados que voltam a se casar em afirmação dada nesta quarta-feira (5).

Em sua fala, o pontífice afirma que "progrediu muito a consciência de que um acolhimento fraternal e atento, com amor e verdade, é necessário para os batizados que estabeleceram nova relação depois do fracasso de um casamento sacramentado".

"Essas pessoas não são excomungados e não devem ser tratadas como tal. Elas são parte da Igreja", exclamou Francisco, seguido de aplausos.

Segundo ele, é preciso distinguir entre pessoas que foram confrontadas com a separação e pessoas que provocaram a separação.

De acordo com as regras da Igreja católica, pessoas que se separam e voltam a se casar são consideradas infiéis ao primeiro cônjuge e são excluídas da comunhão. Mas o Papa Francisco afirmou: "Nada de portas fechadas. Todos podem participar, de uma forma ou de outra, na vida da Igreja".

Sobre o assunto, integrantes da Igreja católica pedem que divorciados que se casam novamente possam comungar com algumas condições específicas.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições