Papa Francisco fará visita histórica a Cuba neste sábado (19)

A visita do Papa a Havana faz parte de roteiro de sua décima viagem internacional, que compreende Cuba e Estados Unidos.

Fonte: Guiame, com informações do G1Atualizado: sábado, 19 de setembro de 2015 às 13:50
Papa Francisco conversa com Raúl Castro, durante visita do presidente cubano ao Vaticano (Foto: Reuters)
Papa Francisco conversa com Raúl Castro, durante visita do presidente cubano ao Vaticano (Foto: Reuters)

Na manhã deste sábado (19), o Papa Francisco partiu para Havana (Cuba). A visita à maior cidade cubana faz parte do roteiro de sua décima viagem internacional desde que assumiu o cargo mais alto da Igreja Católica. Além de Cuba, Francisco também visitará os Estados Unidos.

Esta viagem tem grande importância para ambos os países, que estão em pleno processo de retomada de suas relações bilaterais.

O Papa deve chegar a Cuba por volta das 16h deste sábado (17h, no horário de Brasília) e a expectativa é de que a recepção ao líder católico seja calorosa, pois ele é considerado o 'intermediador' da reaproximação entre Cuba e Estados Unidos. A gradual abertura de Cuba ao Cristianismo também tem sido observada, em paralelo a este processo para reatar antigos laços.

Três missas estão programadas para serem celebradas na Ilha: a primeira delas acontecerá às 9 horas deste domingo (20), na Praça da Revolução de Havana, onde terá à sua esquerda, em um altar, um grande retrato de Che Guevara. Já as outras duas se realizarão na Praça da Revolução em Holguín, na manhã de segunda, e na Basílica Menor do Santuário de Nossa Senhora da Caridade del Cobre, em Santiago de Cuba, na manhã de terça-feira.

Seu encontro com o presidente cubano Raúl Castro deve acontecer na segunda-feira, mas o horário deste compromisso ainda não foi confirmado.

Chegando aos Estados Unidos ainda na terça-feira, Francisco deve ser recebido pelo presidente Barack Obama e pela primeira dama Michelle Obama.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições