O reverendo Bassie Jackals morreu enquanto pregava na Igreja Episcopal Metodista Africana em Kuruman, na África do Sul, em 19 de janeiro, de acordo vídeo que circulam nas mídias sociais.
O vídeo mostra o pastor sentado no meio de seu sermão. Os membros da igreja o aplaudem, pensando que tudo faz parte do sermão. No entanto, Jackals cai no chão.
Segundo a imprensa local, Jackals foi levado às pressas para o hospital onde foi declarado morto. A autópsia do pastor mostrou que ele morreu como resultado da pressão alta e que ele também era diabético.
"Oro para que a família e os congregados se recuperem disso. O reverendo Jackals de fato lutou a boa luta", disse um usuário de mídia social na legenda do vídeo.
Com apenas 42 anos de idade, Jackals deixa sua esposa, Puleng Christina Jackals, e quatro filhas.
De acordo com o The Zambian Dispatch, o pastor frequentou a Escola Secundária Dr. EP Lekhela e se formou na Universidade da Cidade do Cabo e era candidato ao grau de Mestre em Divindade pelo Payne Theological Seminary em Wilberforce, Ohio.
No Facebook, o pastor e autor zambiano Walter Mwambazi refletiu sobre a vida e o impacto dos Jackals.
“Ele serviu como um pastor vibrante e dedicado de várias congregações da Igreja Episcopal Metodista Africana e mais tarde recebeu uma responsabilidade adicional de se tornar um Élder Presidente na igreja”, escreveu ele. "Apaixonado por elevar as almas das pessoas através da pregação e louvor, ele liderou várias organizações até sua morte prematura."
Alerta
Mwambazi disse que a morte de Jackals deveria ser um "alerta" para outros pastores para descansar e delegar tarefas a outros.
“A morte desse homem de Deus deve servir a todos nós como um alerta - por favor, descanse! Tire uma folga, faça uma pausa, por favor, por favor! E encontre uma maneira de compartilhar sua responsabilidade e delegar. Levante tenentes para ajudá-lo com o Seu trabalho. Afinal, é o trabalho dele, você e eu somos apenas vasos”, escreveu ele.
Outros casos de pastores morrendo no meio da pregação chegaram às manchetes nos últimos anos.
Em 2015, um pastor de Nova Orleans entrou em colapso repentinamente e morreu no meio da pregação de um sermão na Igreja Batista da Grande Santa Maria, na comunidade de Argel, depois de declarar à sua congregação: "Se o Senhor me chamou agora, estou pronto".
No mesmo ano, um pastor no Texas caiu morto diante de cerca de 200 pessoas, incluindo sua irmã, enquanto pregava no funeral de um membro da igreja após avisar os participantes da necessidade de estar "pronto para a morte".
Assista:
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições