Pastor Rick Warren se declara contra a legalização da eutanásia: "Me oponho como teólogo e pai"

O pastor norte-americano se juntou a outras organizações religiosas, em um manifesto contra um projeto de lei, que visa permitir que paciente em estado terminal optem por dar fim à própria vida.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: terça-feira, 14 de abril de 2015 às 15:35
Rick Warren lidera a Igreja de Saddleback, na Califórnia (EUA). A denominação tem atualmente 20.000 membros espalhados pelos Estados unidos.
Rick Warren lidera a Igreja de Saddleback, na Califórnia (EUA). A denominação tem atualmente 20.000 membros espalhados pelos Estados unidos.

Pastor da Igreja Saddleback e renomado escritor, Rick Warren juntou-se a outros grupos religiosos em uma manifestação contra um projeto de lei da Califórnia que, se aprovada, dá às pessoas com doenças em estado terminal, o direito de dar fim às suas próprias vidas. Warren disse que ele se opõe ao projeto de lei tanto como teólogo e como o pai de um filho (portador de um distúrbio mental) que suicidou-se.

"Eu me oponho a essa lei como teólogo e como o pai de um filho que tirou a própria vida depois de lutar contra uma doença mental por 27 anos", disse Warren em uma conferência, no último sábado (11) referindo-se a seu filho, Matthew, que tirou a própria vida em 05 de abril de 2013.

"A perspectiva de morrer pode ser assustadora", acrescentou, ao falar em um painel. "Mas nós somos de Deus, e a morte e a vida também estão nas mãos de Deus. [...] Temos de fazer um compromisso radical para estar ao lado da aqueles que estão morrendo em nossas vidas".

Intitulada "Lei 128" e também conhecida como o "Fim da Legislação da Vida", a lei foi contestada pelos Diocese Católica Romana de Orange, assim como outros grupos religiosos que dizem que a proposta vai contra os ensinamentos cristãos.

Em um documento, explicando sua oposição, a diocese questionou:

"A reivindicação de um direito ao suicídio assistido levanta muitas questões, não menos do que é esta: se há um 'direito ao suicídio assistido', por que tal direito é restrito apenas para aqueles em vias de doença terminal e não sobre a pessoa idosa que está sofrendo um lento, mas não terminal declínio? E o adulto adolescente ou jovem no auge da depressão, desmoralização, ou desespero? E sobre o homem de meia idade que está sozinho e simplesmente cansado da vida?".

A diocese acrescentou: "Enquanto as leis podem, inicialmente, erguer cercas em torno da prática do suicídio assistido - Tendo em seis meses de vida, sendo maior de 18 anos de idade, com uma capacidade mental, etc.- estas 'garantias' acabarão por ser desmascaradas como arbitrárias".

Apesar das declarações de Warren e da Diocese de Orange, o grupo sem fins lucrativos, o "Compassions and Choices" ("Compaixão e Escolhas", em uma tradução mais literal) defende a lei e afirma que as pessoas com doenças terminais merecem o direito de escolher o momento de sua morte.

Toni Broaddus, diretor de campanha da Califórnia argumentou que cada pessoa que está morrendo "deve ter acesso a opções médicas consistentes com os seus próprios valores e crenças".

"Nós respeitamos todos os pontos de vista, e é por isso que apoiamos opções no fim da vida", acrescentou Broaddus.

O debate sobre a proposta de lei ganhou impulso na esteira da UC Irvine graduação Brittany Maynard tomar a decisão de se mudar para Oregon para acabar com sua vida, depois que ela foi dito que ela tinha apenas seis meses para viver após ser diagnosticado com um tumor cerebral inoperável. Ela morreu no dia 01 de novembro, cercado por membros da família e amigos.

Recentemente, Warren pediu orações por ele e sua família, no domingo de páscoa, que marcou o segundo aniversário da morte de seu filho mais novo.

O pastor da Igreja Saddleback, escreveu no Facebook: "Nesta semana da Páscoa, há dois anos, meu filho Mateus deu fim à própria vida, e sua batalha de 27 anos com doença mental Naquele dia, 05 de abril, vindo cinco dias depois da Páscoa, foi o pior dia da minha vida", disse ele.

"Em um dia em que tudo em mim quer ficar quieto e discreto, estar sozinho em casa com meu Senhor e minha esposa e filhos, e apenas passar o dia sem ter que interagir, estar 'online' ou comemorar alguma coisa... em vez disso eu estarei conduzindo vários cultos de Páscoa no dia mais importante do ano para o cristianismo".

Após a morte de seu filho, Warren lançou um ministério focado em cuidar de pessoas que sofrem com distúrbios mentais e tem contribuído para a conscientização sobre questões relacionadas a este assunto.

 

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições