Policiais oram nas ruas em meio a protestos pela morte de George Floyd

A Associação de Chefes de Polícia do Condado de Miami-Dade publicou diversas imagens de policiais orando nas ruas.

Fonte: Guiame, com informações da Forbes e MDCACAtualizado: segunda-feira, 1 de junho de 2020 às 13:57
Policiais se ajoelharam durante um comício em Coral Gables, Flórida, no sábado, em resposta à morte de George Flay. (Foto: Eva Marie Uzcategui / AFP via Getty Images)
Policiais se ajoelharam durante um comício em Coral Gables, Flórida, no sábado, em resposta à morte de George Flay. (Foto: Eva Marie Uzcategui / AFP via Getty Images)

Quando os protestos provocados pela morte de George Floyd entraram em seu caótico quinto dia, a mídia social se encheu de imagens e vídeos de policiais usando cassetetes, gás lacrimogêneo e balas de borracha para acalmar multidões⁠ - mas alguns esquadrões se uniram aos manifestantes do sábado para expressar sua posição contra a polícia brutalidade e mostrar solidariedade ao movimento antirracismo.

“Queremos estar com todos, de verdade. Tirei o capacete e deitei os bastões. Quero fazer disso um desfile, não um protesto”, disse o xerife do condado de Genesee, Chris Swanson, dizendo aos manifestantes em Flint, Michigan, antes de se juntar à multidão reunida para marchar, provocando aplausos.

A Associação de Chefes de Polícia do Condado de Miami-Dade publicou diversas imagens de policiais orando nas ruas, junto a manifestantes condenando a morte de George Floyd.

Segundo a entidade, após a marcha, os organizadores mantiveram um diálogo aberto com os vários chefes, incluindo o diretor Junior, o chefe Densen e o chefe Rodriguez para discutir as preocupações da comunidade.

“No final do protesto pacífico, os chefes se ajoelharam por um momento de oração. Acreditamos que este é um bom primeiro passo na direção certa”, disse a Associação.

Oficiais em Camden, Nova Jersey, ajudaram a colocar uma faixa com a inscrição “Permanecendo em Solidariedade” e pareciam se juntar à multidão gritando “sem justiça, sem paz”.

Em Santa Cruz, Califórnia, o chefe de polícia Andy Mills ajoelhou-se com os manifestantes na pose que ficou famosa por Colin Kaepernick, com o departamento tuitando que estava “em memória de George Floyd e chamando a atenção da violência policial contra negros”.

Policiais oram em meio a protestos. (Foto: Reprodução/MDCAC)

Dois policiais de Kansas City, Missouri - um homem branco e um homem negro - foram fotografados segurando no alto uma placa que dizia “acabar com a brutalidade policial”.

Em Fargo, Dakota do Norte, um oficial foi visto apertando as mãos dos organizadores do protesto enquanto segurava uma placa dizendo "Somos uma corrida ... A corrida HUMANA".

Oficiais em Ferguson, Missouri, participaram de nove minutos e meio em memória a Floyd, com aplausos da multidão.

Apesar dos momentos de solidariedade, eclodiram conflitos entre manifestantes e policiais em Kansas City, Fargo e Ferguson.

Contexto

Protestos em todo o mundo eclodiram desde a morte de 25 de maio do morador de Minneapolis e do negro George Floyd, que ocorreu depois que um policial branco, pego em vídeo, foi visto ajoelhado no pescoço de Floyd enquanto o prendia.

Três outros policiais aguardavam enquanto Floyd podia ser ouvido dizendo: "Não consigo respirar".

Os quatro policiais foram demitidos e o que se ajoelhou sobre Floyd, Derek Chauvin, foi preso e acusado de assassinato em terceiro grau⁠ - uma combinação de séculos de racismo sistêmico, indignação contínua da polícia, surto de coronavírus e desemprego em massa alimentou inquietação em todo o país.

Os protestos violentos se disseminaram para várias cidades americanas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições