Portugal autoriza a eutanásia para pessoas acima de 18 anos

Se o presidente da República promulgar a lei, Portugal torna-se o quarto país na Europa, e o sétimo no mundo, a despenalizar a eutanásia.

Fonte: Guiame, com informações do Sic Noticias e JNAtualizado: sexta-feira, 29 de janeiro de 2021 às 17:51
A lei segue para decisão do presidente da República, que pode vetar, enviar para o Tribunal Constitucional ou promulgar. (Foto: Miguel A. Lopes / Lusa)
A lei segue para decisão do presidente da República, que pode vetar, enviar para o Tribunal Constitucional ou promulgar. (Foto: Miguel A. Lopes / Lusa)

O Parlamento português aprovou nesta sexta-feira (29) a despenalização da morte assistida por médicos, a eutanásia, com votos favoráveis do Bloco de Esquerda, PAN, Iniciativa Liberal, PEV, as deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues, e deputados do PS e do PSD.

O texto final foi aprovado com 136 votos a favor e quatro abstenções.

Ao todo, 78 deputados votaram contra, incluindo do CDS, Chega, PCP e alguns do PSD e do PS.

A lei prevê que só podem pedir a morte assistida, através de um médico, pessoas maiores de 18 anos, sem problemas ou doenças mentais, em situação de sofrimento e com doença incurável.

O texto será enviado na próxima semana para o Presidente da República, para análise.

Marcelo Rebelo de Sousa, recém-eleito para segundo mandato de 5 anos, poderá vetar, enviar para o Tribunal Constitucional ou promulgar.

Se o chefe de Estado promulgar a lei, Portugal torna-se o quarto país na Europa, e o sétimo no mundo, a despenalizar a eutanásia.

Para a Conferência Episcopal Portuguesa este é "um retrocesso cultural sem precedentes, caracterizado pela absolutização da autonomia e autodeterminação da pessoa".

"A ele temos de reagir energicamente. Por isso, agora, mais do que nunca, reforçamos o nosso propósito de acompanhar com solicitude e amor todos os doentes, em todas as etapas da sua vida terrena e, de modo especial, na sua etapa final", sustentam os bispos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições