Primeiro-ministro cristão ganha prêmio Nobel após promover acordo de paz para Etiópia

Abiy Ahmed Ali atuou para alcançar a paz no conflito entre a Etiópia e a Eritreia, país vizinho.

Fonte: Guiame, com informações do UOLAtualizado: sexta-feira, 11 de outubro de 2019 às 12:40
Abiy Ahmed Ali em foto de 15 de setembro deste ano. (Foto: Reprodução/Michael Teweld)
Abiy Ahmed Ali em foto de 15 de setembro deste ano. (Foto: Reprodução/Michael Teweld)

O primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed Ali, é o ganhador do Prêmio Nobel da Paz 2019. O nome do vencedor foi anunciado na manhã desta sexta-feira (11) pelo comitê do prêmio, na Noruega.

Abiy é um cristão pentecostal evangélico da Igreja dos Crentes no Evangelho Pleno.

O político superou outros favoritos para o prêmio deste ano, entre os quais o líder indígena brasileiro Raoni Metuktire e a ativista sueca Greta Thunberg.

O Nobel da Paz conquistado por Abiy Ahmed foi por sua atuação para alcançar a paz no conflito entre Etiópia e a Eritreia, país vizinho. Os dois países travaram uma guerra de fronteira de 1998 a 2000. Eles restauraram as relações em julho de 2018, após anos de hostilidade.

"Quando Abiy Ahmed se tornou o primeiro-ministro em abril de 2018, ele deixou claro que desejava retomar o ritmo das negociações com a Eritreia. Em estreita cooperação com o presidente da Eritreia, Abiy Ahmed rapidamente elaborou os princípios para um acordo de paz que acabasse com o impasse entre os dois países", diz comunicado da organização do Nobel.

O gabinete do primeiro-ministro disse o prêmio e o reconhecimento "são uma vitória coletiva para todos os etíopes e um chamado para fortalecer nossa determinação em tornar a Etiópia, o novo horizonte de esperança, uma nação próspera para todos".

"Estamos orgulhosos como nação", traz a nota.

Responsável pelo anúncio, a presidente do Comitê Nobel Norueguês, Berit Reiss-Andersen, também destacou que o prêmio deseja "expressar um reconhecimento a todos os atores que trabalham pela paz e a reconciliação na Etiópia e nas regiões do leste e nordeste africanos.”

O Nobel ainda fez menção ao trabalho do presidente da Eritreia, Issaias Afworki. "A paz não é alcançada apenas com as ações de uma única pessoa. Quando o primeiro-ministro Abiy Ahmed estendeu a mão, o presidente Afwerki aceitou e ajudou a dar forma ao processo de paz entre os dois países", afirmou o comitê.

Candidatos

Mais de 300 personalidades e organizações eram candidatas este ano a receber o Nobel da Paz. Entre os que figuravam como favoritos para o prêmio deste ano estavam o líder indígena Raoni Metuktire e a ativista sueca Greta Thunberg. O prêmio é de 9 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 3,7 milhões) para o vencedor.

O anúncio do Nobel da Paz segue os de Medicina, Física, Química e Literatura que começaram a ser anunciados desde o início da semana. Na próxima segunda-feira será divulgado o ganhador do prêmio de Economia.

Os prêmios serão entregues no dia 10 de dezembro, aniversário da morte de seu fundador, Alfred Nobel, em uma cerimônia na Sala de Concertos de Estocolmo. O Nobel da Paz será entregue na Câmara Municipal de Oslo, o único fora da Suécia, por desejo de Nobel, já que a Noruega fazia parte do Reino da Suécia na sua época.

Em 2018, o Comitê atribuiu o prêmio ao ginecologista Denis Mukwege (República Democrática do Congo) e a yazidi Nadia Murad, por sua luta contra a violência sexual.

Desafios para Abiy Ahmed

Aos 43 anos, Abiy Ahmed é o mais jovem chefe de governo da África.

Desde que assumiu o cargo em abril de 2018, após a renúncia de Hailemariam Desalegn, após três anos de agitação nas ruas, Abiy Ahmed anunciou uma série de reformas com a promessa de mudar o país de cerca de 100 milhões de pessoas. A conquista histórica de Abiy Ahmed até hoje é garantir a paz com a vizinha Eritreia.

O que resta a ser visto é se Abiy Ahmed —que ingressou no exército etíope na adolescência e subiu à coalizão governante nas últimas duas décadas— pode remodelar a Etiópia e abri-la ao mundo a partir do sistema atual.

Ele enfrenta desafios, incluindo resistência à mudança de interesses adquiridos em sua coalizão, e a possibilidade de que a violência possa aumentar. Abiy Ahmed também enfrenta grandes expectativas dos jovens etíopes que desejam emprego, desenvolvimento e oportunidades.

No entanto, críticos afirmam que o premiê apresenta poucas soluções para problemas que estão enraizados no segundo país mais populoso da África (mais de 100 milhões de habitantes), como as tensões étnicas e a falta de federalismo.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições