"Somos um povo à beira da extinção", diz cristã do Oriente Médio

Somente na última invasão do Estado Islâmico à cidade histórica de Nínive, mais de 100 mil cristãos foram expulsos de suas casas e terras.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: quinta-feira, 28 de abril de 2016 às 16:36
Manifestantes seguram placas e cartazes em protesto contra o Estado Islâmico no Iraque. (Foto: Reuters)
Manifestantes seguram placas e cartazes em protesto contra o Estado Islâmico no Iraque. (Foto: Reuters)

Cristãos perseguidos no Iraque e na Síria temem que eles estejam à "beira da extinção" em meio as ações genocidas do grupo terrorista Estado Islâmico.

"Somos um povo à beira da extinção", disse Juliana Taimoorazy, uma católica caldeia de etnia assíria, ao 'National Catholic Register', em entrevista publicada na última quarta-feira .

O relatório observa que centenas de antigas igrejas e locais de culto cristãos foram destruídos pelo Estado Islâmico em todo o Iraque e na Síria, enquanto milhões de pessoas foram forçadas a fugir como refugiados e grupos inteiros foram mortos. Grandes comunidades cristãs também foram esvaziadas, pondo fim a milhares de anos de história.

"Nós demos muito pelo cristianismo como cristãos orientais, e demos muito pela humanidade como povo assírio. Nossa história tem 6.700 anos de idade e estabelecemos a primeira biblioteca do mundo, entre outras contribuições", acrescentou Taimoorazy, que é diretora executivo e fundadora do Conselho de Socorro aos Cristãos no Iraque.

O cardeal Timothy Dolan, de Nova York, disse que toda a Igreja Católica Romana está correndo o risco de desaparecer junto com outras comunidades cristãs, enquanto mais de 100.000 cristãos foram expulsos da planície de Nínive, quando o Estado Islâmico assumiu a região. Dolan exortou os cristãos ocidentais a orarem pela sobrevivência das igrejas, e a ajudar com forças de defesa e com apoio financeiro / material.

"Estas são as nossas raízes, e nós nos vemos deslocados, ameaçados e nos perguntamos sobre nossa própria sobrevivência", disse Dolan.

Taimoorazy lemnbrou que o que os cristãos do Iraque e da Síria agora precisam lutar por sua sobrevivência mais e, em seguida, sua restauração.

"Restaurar as pessoas é a coisa mais importante neste momento", acrescentou. "Restaurar o espírito dessas pessoas e depois vem a reconstrução".

Genocídio
Vários padres e bispos da região, incluindo o Padre Douglas al-Bazi, que foi detido e torturado por extremistas islâmicos em 2006, têm advertido que os cristãos enfrentam os maiores perigos imagináveis ​​no território mantido pelo Estado Islâmico.

"A palavra 'genocídio' às vezes não faz sentido para nós. O genocídio é uma grande palavra, mas para mim e para o meu povo é uma palavra educada", disse anteriormente o padre iraquiano, que trabalha em um campo de refugiados.

"Estamos falando de genocídio sistemático. Nós não estamos falando de um [exemplo] que acabou sendo gerado pelo Estado Islâmico. Estamos falando de uma enorme história de segmentação do nosso povo. Somos um dos grupos mais antigos - os cristãos no Iraque e na Mesopotâmia. Assim, de repente nos vemos que perdemos tudo".

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições