Terremoto deixa mais de 300 pessoas mortas no Paquistão e no Afeganistão

O Talibã - que atua em regiões de todo o Paquistão e no Afeganistão - pediu que agências de ajuda internacional prestassem socorro às vítimas e também aos seus guerrilheiros.

Fonte: Guiame, com informações do Christian PostAtualizado: terça-feira, 27 de outubro de 2015 às 19:13
Homem carrega garoto ferido, após o terremoto, em Peshawar, no Paquistão (Foto: Reuters)
Homem carrega garoto ferido, após o terremoto, em Peshawar, no Paquistão (Foto: Reuters)

Um terremoto de 7,5 graus de magnitude matou mais de 300 pessoas na última segunda-feira e pelo menos 2.000 feridos em áreas remotas do Afeganistão e do Paquistão. O estrago foi tamanho que o grupo terrorista Talibã supostamente teria pedido ajuda a agências humanitárias.

A BBC News informou na última terça-feira, que as equipes de resgate ainda estão tentando chegar às áreas montanhosas remotas na região e avaliar o seu impacto, lidando com estradas bloqueadas, o que possivelmente corta a comunicação entre as regiões. Muitas pessoas também optaram por dormir fora de suas casas, em temperaturas muito baixas, por causa de temores de um segundo terremoto.

O Talibã - que atua em regiões de todo o Paquistão e no Afeganistão - pediu que agências de ajuda internacional prestassem socorro às vítimas e também aos seus guerrilheiros.

"O Emirado Islâmico insta as organizações de caridade compatriotas para que não privem as vítimas deste terremoto do fornecimento de abrigo, comida e suprimentos médicos", disse o Talibã em uma mensagem de condolências às vítimas do terremoto, informou a Reuters.

"E são semelhantes as ordens nas áreas afetadas para que estas organizações prestem a sua ajuda completa", acrescentou.

Abdul Habib Sayed Khil, chefe da polícia em Kunar - uma das províncias mais atingidas - disse que é difícil para os grupos de ajuda, conseguir chegar a essas áreas.

"Temos comida suficiente e outros auxílios", disse Khil. "Mas tem chovido por quatro dias e o clima é muito frio. Se não fornecermos ajuda muito em breve isso pode virar um desastre".

Arif Noor, o diretor pasquistanês do grupo de ajuda Mercy Corps, acrescentou: "Muitas aldeias em circunstâncias normais estão a uma ou duas horas de distância daqui, com as estradas adequadas".

Ele continuou: "Como você pode imaginar, alcançar estas vítimas e ajudá-las vai ser um grande desafio".

Segundo a CNN, o epicentro do terremoto foi no nordeste do Afeganistão, mas o maior dano foi relatado no Paquistão, onde pelo menos 229 pessoas foram mortas.

Noor explicou que as áreas afetadas pelo terremoto no Paquistão foram mais densamente povoada, levando a mais mortes.

Pelo menos 12 estudantes que morreram em um tumulto estavam entre as 76 vítimas registradas até o momento no Afeganistão, disse o diretor executivo do país, Abdullah Abdullah.

A Casa Branca disse que está pronta para fornecer ajuda nos esforços de socorro.

"Nós oferecemos nossas mais profundas condolências para aqueles que foram afetados pelo terremoto no Afeganistão e no Paquistão", disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Josh Earnest em uma entrevista coletiva diária.

"Estamos prontos para prestar toda a assistência que for necessário", acrescentou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições