A série bíblica documental “Testamento: A História de Moisés” subiu para o segundo lugar no ranking Global Top 10 da Netflix. A minissérie dividida em três partes foi lançada em 27 de março de 2024 e obteve 13,5 milhões de visualizações nos primeiros cinco dias na Netflix.
Dirigida por Benjamin Ross, a produção também foi elogiada pela abordagem artística e pelo tratamento das histórias bíblicas e seus elementos.
“Testamento: A História de Moisés” recebeu uma pontuação média de 29% no Rotten Tomatoes (website americano, agregador de críticas de cinema e televisão) entre sete críticos e recebeu 33% de aprovação do público.
Embora a pontuação do Rotten Tomatoes não seja alta, a série cristã alcançou o Top 10 Global da Netflix.
A produção é uma recapitulação da vida de Moisés, que se concentra em sua juventude como príncipe do Egito e em seu auto-banimento no primeiro episódio.
A disputa ideológica e religiosa de Moisés com o Faraó é retomada no segundo episódio, enquanto a terceira parte explora o acompanhamento dele em sua jornada rumo à Terra Prometida.
Sobre a produção
De acordo com a sinopse, depois de matar um egípcio, Moisés parte para um exílio auto-imposto e viaja para o Mar Vermelho, onde Yahweh, o Deus hebreu, se apresenta a ele pela primeira vez.
Yahweh instrui Moisés a voltar ao Egito e libertar seu povo, os escravos hebreus que viveram sob o domínio do Faraó por centenas de anos. A partir disso, Moisés enfrenta o Faraó, cuja família o adotou quando criança e o criou como um dos seus.
Com três episódios, “Testamento: A História de Moisés” apresenta a vida do libertador dos israelitas em diferentes tradições religiosas, pela perspectiva de cristãos (Bíblia), judeus (Torá) e muçulmanos (Alcorão).
A série, que mistura narrativa com documentário, contém entrevistas de especialistas. Segundo o Christian Headlines, o ponto de vista do cristianismo histórico está bem representado.
Kelly McPherson, produtor da Karga Seven Pictures, contou como surgiu a ideia de fazer uma série sobre o personagem do Velho Testamento.
“Amamos história e adoramos fazer essas grandes histórias épicas. E o departamento de documentários da Netflix nos ligou e disse: ‘Ei, queremos fazer uma série sobre a Bíblia. Vocês estão interessados?’ E nós dissemos: ‘Sim’”, revelou Kelly.
Mesmo apresentando diferentes interpretações religiosas, a série é fiel à história original da Bíblia, conforme o produtor.
Gravado no Marrocos, “Testamento: A História de Moisés” vai contar como Moisés passou de “pária e fora da lei a libertador dos israelitas e mensageiro de Deus”.
Assista ao trailer em português:
Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia
O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições