Teste para novo coronavírus é negativo em Bolsonaro

Depois de boatos sobre o possível resultado positivo para coronavírus, o presidente informou que não foi contagiado pela doença.

fonte: Guiame

Atualizado: Sexta-feira, 13 Março de 2020 as 12:46

Boatos surgiram após viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. (Foto: Alan Santos/Presidência)
Boatos surgiram após viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. (Foto: Alan Santos/Presidência)

O teste do presidente Jair Bolsonaro para o novo coronavírus deu negativo, segundo informou o próprio presidente em rede social. “HFA/SABIN atestam negativo para o COVID-19 o Sr. Pres. da República Jair Bolsonaro”, disse nesta sexta-feira (13).

Bolsonaro e integrantes da comitiva que o acompanhou em viagem aos Estados Unidos estão sendo monitorados desde a manhã de quinta-feira (12), quando o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, foi diagnosticado com a doença.

Boatos sobre a possível contaminação do presidente surgiram após uma publicação do colunista do jornal O Dia, Leandro Mazzini, afirmar que o primeiro teste feito por Bolsonaro deu positivo.

Baseado em “informações de fontes diretas do Planalto”, o jornal disse ainda que o presidente estaria esperando o resultado da contraprova para confirmar ou não a contaminação. 

Na noite de quinta-feira, Bolsonaro apareceu com uma máscara em transmissão ao vivo no Facebook. Ele estava acompanhado do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e de uma intérprete de libras, que também usavam máscaras.

Bolsonaro afirmou que utilizou a máscara porque seria um “suspeito” da doença e explicou por que a intérprete de libras também usava.

“Ela foi colocar uma máscara apropriada porque eu continuo como suspeito. Uma das pessoas que veio no avião conosco já deu negativo. Espero que todo mundo deu negativo também e que o positivo fique só com o Fábio, que está lá em São Paulo de quarentena em casa. E está bem”, afirmou.

O presidente dos EUA, Donald Trump, teve contato com a comitiva brasileira, mas não foi testado para o coronavírus. Segundo a porta-voz da Casa Branca, Stephanie Grisham, “tanto o presidente quanto o vice-presidente quase não tiveram interações com o indivíduo que deu positivo e não precisam ser testados no momento”.

veja também