Treinador readmitido após vitória na Suprema Corte por orar em campo renuncia ao cargo

Após vitória na Suprema Corte, Joe Kennedy conseguiu retornar ao cargo em março deste ano, mas alega ‘retaliações’.

Fonte: Guiame, com informações da Newsbusters e CNNAtualizado: sexta-feira, 8 de setembro de 2023 às 13:18
Joe Kennedy ora após último jogo como treinador do Bremerton. (Captura de tela/USA Today)
Joe Kennedy ora após último jogo como treinador do Bremerton. (Captura de tela/USA Today)

O retorno de Joe Kennedy como assistente técnico de futebol na Bremerton High School (BHS), no estado de Washington, chega ao fim após o treinador renunciar ao cargo.

Após um longo período afastado de suas funções como treinador, devido à sua demissão por realizar orações em campo, Kennedy obteve uma vitória significativa na Suprema Corte.

Segundo a decisão judicial, Kennedy foi demitido injustamente de seu cargo, em 2015. Após um acordo com a escola em março deste ano, o profissional foi reintegrado ao cargo no mesmo mês.

No entanto, segundo Kennedy, as coisas tomaram um rumo drasticamente negativo desde seu retorno, obrigando-o a se desligar de suas funções.

Em sua carta de demissão, ele diz que sua “reintegração ordenada pela Suprema Corte não será totalmente seguida após uma série de ações destinadas a diminuir meu papel e me isolar no que só posso acreditar ser uma retaliação por parte do Distrito escolar."

A natureza exata dessas ações ainda não está clara, mas provocou uma vigorosa resposta de sua equipe jurídica, que o apoiou durante sua batalha de sete anos para assegurar a proteção de seus direitos da Primeira Emenda.

“Tomamos conhecimento de sérias alegações de retaliação contra o técnico Kennedy por parte do distrito escolar de Bremerton”, disse Hiram Sasser, conselheiro executivo do First Liberty Institute (FLI), em comunicado na tarde de quarta-feira (06). “Eles fizeram tudo o que podiam para que ele se sentisse indesejável.”

Sasser disse que a FLI “iria investigar a situação para determinar se novas ações legais são necessárias”.

Liberdade religiosa

Segundo a CNN, o treinador disse que continuará a defendera liberdade religiosa por outros meios.

“Acredito que posso continuar a defender melhor a liberdade constitucional e a liberdade religiosa trabalhando fora do sistema escolar, e é isso que farei”, disse Kennedy.

“Continuarei a trabalhar para ajudar as pessoas a compreender e abraçar a decisão histórica que está no cerne do nosso caso. Como resultado do nosso caso, todos temos mais liberdade, e não menos. Isso deve ser celebrado e não desrespeitado.”

“Como demonstrei, devemos defender aquilo em que acreditamos”, continuou ele. “No meu caso, tomei posição para me ajoelhar. Encorajo todos os americanos a defenderem a sua própria posição em defesa da liberdade e do nosso direito de expressar a nossa fé como acharmos adequado.”

O Distrito Escolar de Bremerton emitiu um comunicado na quarta-feira sobre a renúncia.

“O Distrito recebeu a renúncia do Sr. Kennedy e está pendente de aprovação do conselho na reunião regular agendada para amanhã”, disse o comunicado. “O Distrito não comenta questões de pessoal, por isso não emitiremos mais declarações.”

Em entrevista à CNN, o First Liberty Institute, que representava Kennedy, disse que ele treinou um jogo antes de sua decisão de renunciar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições